Livro

Minha Mãe é um Negócio traz histórias reais de mulheres que, após a maternidade, se tornaram empresárias seguindo uma tendência mundial de comportamento: o empreendedorismo materno. Elas perceberam que não precisam escolher entre ser uma boa mãe ou uma profissional bem sucedida. Elas podem inovar e criar seu próprio modelo de trabalho. Não é à toa que empresas comandadas por mães são mais humanas e priorizam a qualidade de vida delas e dos funcionários. Elas se preocupam com o legado que vão deixar para as próximas gerações. Por isto, adotam práticas éticas e responsáveis de gestão.

Lançamento da Editora Saraiva, a obra é resultado de pesquisa das jornalistas Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi, que selecionaram entre mais de 200 mães empreendedoras as participantes da série de TV Mãe S/A, exibida em 2012 no Fantástico (TV Globo) e no Mundo S/A (GloboNews). Esse projeto foi premiado com o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2013.

Minha Mãe é um Negócio revela as características mais marcantes do empreendedorismo materno. Quando a mulher empreende motivada pela maternidade, em geral, comete os mesmos erros, cria as mesmas ilusões e repete muitos acertos na administração do próprio negócio. O livro traz dicas a partir da experiência de 35 mães empreendedoras que investiram sua energia pessoal e profissional neste desafio.

“Acompanhar a vida destas mulheres nos colocou em contato com uma realidade que já é uma forte tendência no Brasil. Em países como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Canadá, o empreendedorismo materno já tem relevância econômica e social. Aqui, ainda não existem estatísticas oficiais, mas cada vez mais as mães buscam autonomia e flexibilidade de horários para acompanhar o crescimento dos filhos sem abandonar a carreira.” Patricia Travassos

Estudos científicos revelam que, no convívio com os filhos, a mulher desenvolve uma atitude empreendedora que pode ser muito útil também para quem atua no mundo corporativo. As profissionais que são mães treinam em tempo integral suas capacidades de liderança, coordenação de tarefas simultâneas, reconhecimento de talentos, resiliência, empatia, entre outras. O livro traz à luz informações que levantam a auto-estima das profissionais que são mães e ajudam seus colegas a reconhecerem o seu valor.

Sobre as autoras:

Patricia Travassos é publicitária e jornalista. Idealizou, dirigiu e roteirizou a série Mãe S/A para o Fantástico, da TV Globo, e para o Mundo S/A, da GloboNews. O quadro foi exibido em 2012 e venceu o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo 2013. Travassos trabalhou na TV como repórter e apresentadora e especializou-se em coberturas culturais. Registrou também grandes eventos esportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos, na Austrália (2000) e na Grécia (2004), e a Copa do Mundo, na Alemanha (2006). Desde 2012, comanda a própria produtora de conteúdo dedicada a desenvolver projetos de séries de TV e documentários independentes.

Ana Claudia Konichi é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduada em Gestão de Televisão pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Em 2012, foi assistente de direção e produtora da série Mãe S/A, exibida no Fantástico, da TV Globo, e no Mundo S/A, da GloboNews. Atuou como assessora de imprensa, produtora de eventos e produtora de pauta em televisão. Foi correspondente do portal de notícias Opera Mundi na Espanha. Atualmente dedica-se a projetos de vídeos institucionais e a programas de TV.
MINHA MÃE É UM NEGÓCIO
Histórias reais de mulheres que abriram a própria empresa para ficar mais perto dos filhos
Autoras: Patricia Travassos e Ana Claudia Konichi
1.ª edição – 2013 – EDITORA SARAIVA
152 páginas
Preço: R$ 29,90
ISBN: 978-85-02-21251-0
Em breve também na versão digital
COMPRE AQUI O LIVRO