Diálogo com a sociedade
16 de Maio de 2018
Celebramos conquistas
16 de Maio de 2018

Como usar os tutoriais?

Veja como usar os tutoriais para se aproximar do consumidor

 

Você já experimentou entrar no Google e começar a digitar “como…”. Pois é, o Google tem resposta para quase tudo. De simples receitas de brigadeiro a tutoriais complexos sobre como utilizar um software.

 

Na era em que o consumidor decide quando e como buscar informações de seu interesse, os tutoriais se transformaram num recurso valioso para permitir que as marcas se aproximem de seus consumidores.  É só “mudarmos de lado na mesa” e passarmos a pensar como consumidores. Como agimos quando não sabemos fazer alguma coisa ou precisamos fazer uma consulta rápida a algum manual que não sabemos mais onde guardamos?

 

Existem diversas formas de tutoriais que fazem muito sucesso com os consumidores:

 

1. Cuide-se bem

Os tutoriais de maquiagem certamente estão entre os campeões de audiência na Internet. Existem desde vídeos produzidos por pessoas comuns, influenciadores digitais até aqueles produzidos pelas grandes marcas que dominam o mercado.

 

2. Tutoriais de receitas (“modelo Tastemade”) 

O canal Tastemade tornou bastante popular aqueles vídeos de cerca de 1 minuto que mostram como fazer aquela receita de dar água na boca. Atualmente, este formato virou uma febre e inúmeras marcas de alimentos utilizam esta linguagem para mostrar como seus produtos podem ser utilizados

 

3. Tutoriais de games

Os adolescentes são vidrados nos canais que mostram YouTubers apresentando dicas de como se dar bem nos jogos do momento. O formato não poderia ser mais simples: uma pessoa jogando e explicando os segredos para zerar o jogo.

 

4. Faça você mesmo

Algumas grandes lojas do varejo tem investido bastante na geração de conteúdo focado no consumidor que está querendo se informar para tomar uma decisão de compra. As lojas de materiais de construção já tem dicas sobre como escolher uma cortina, como pintar uma parede, como instalar um determinado acessório, etc. A ideia por trás disso é ajudar o consumidor a conhecer melhor um determinado assunto e atraí-lo para o seu blog ou site. Este consumidor tende a valorizar a informação que recebeu e isso pode ser uma vantagem na hora em que ele resolva partir para a compra.

 

 

5. Tutoriais de Tecnologia, Fotografia e Vídeos

Aprender como usar um aplicativo, editar fotografias, montar vídeos são exemplos de como os tutoriais são aplicáveis a quase todos tipo de negócio.

 

 

Na Prosa, tivemos experiências bastante variadas: além de produzir os vídeos de gastronomia com alguns dos principais chefs brasileiros, já aplicamos este recurso para falar de negócios. Apresentar um novo aplicativo ou explicar como implementar novas metodologias de qualidade são alguns dos exemplos de como ajudamos nossos clientes a utilizar a comunicação para transformar seus negócios.

 

Precisar de ajuda? Quer levar uma Prosa? Entre em contato!