Manifesto de Marca
16 de Maio de 2018
Como usar os tutoriais?
16 de Maio de 2018

Diálogo com a sociedade

A importância de ouvir, agir e explicar o que foi feito

Nem tudo são flores na vida de um executivo da área de comunicação. Existem situações em que os clientes, os vizinhos do bairro,  ou até mesmo, a população indignada de um país inteiro exigem respostas.

A maneira de reagir a cada situação depende da gravidade de cada caso, é claro. E nossas experiências aqui na Prosa, nos permitiu testemunhar algumas formas muito interessantes de lidar com crises.

 

1. Porto de Santos – ADM do Brasil: 

A ADM do Brasil é uma das maiores empresas no Porto de Santos. Com o desenvolvimento imobiliário da Ponta da Praia, os novos vizinhos começaram a reclamar de inconvenientes tais como poeira e mau cheiro. A empresa ouviu a sociedade e desenvolveu um plano de ação bastante completo que envolveu a modernização de equipamentos do Terminal visando uma sensível redução da emissão de poeira. O conjunto de ações demandou um volume bastante significativo de recursos. A Prosa apoiou a ADM na produção de filmes veiculados na mídia local para prestação de contas das ações tomadas pela empresa

 

2. Fundação Renova:

O país inteiro acompanhou o acidente que envolveu o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana/MG. A tragédia resultou na morte de pessoas, devastou cidades, prejudicou a economia da região e causou consequências gravíssimas para o meio ambiente.

Como parte das ações de reconstrução, foi criada a Fundação Renova que tem o objetivo de e gerir os programas de reparação dos impactadas do rompimento da barragem. Não se trata de tarefa fácil. É preciso conquistar a população com uma postura séria, cumprir compromissos e ser transparente nas ações de comunicação.

A Prosa encarou o desafio de produzir um vídeo mostrando as iniciativas que estavam em andamento quando a tragédia completava 2 anos.