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Nós vendemos ideias

Pensamento estratégico e um bom storytelling podem te ajudar a conseguir ótimos resultados

Ao longo de nossas carreiras no Mundo Corporativo quase sempre estamos em busca de vender ideias. E isto pode variar desde conseguir aprovação para coisas muito simples como conseguir aprovação para participar de um treinamento até a convencer uma Reunião de Diretoria a aprovar um Projeto Estratégico para sua empresa.

É muito importante que você tenha boas ideias. Mas, boas ideias podem ser apresentadas sem o cuidado necessário e acabam não alcançando o resultado esperado. Acabam não aprovadas e viram motivo de frustração.

Na Prosa, participamos de vários projetos nos nossos clientes Corporativos onde o objetivo era levar uma ideia adiante. Alguns exemplos:

 

Apresentar um novo projeto para a Matriz: 

Recebemos a missão de explicar como um novo aplicativo poderia revolucionar a forma de comunicação da empresa com seus parceiros locais. Para começar, precisamos entender as características e benefícios do projeto. A partir daí, começamos a busca das diretrizes estratégicas da empresa. A partir daí, nosso trabalho foi o de conectar cada benefício do projeto com suas respectivas iniciativas estratégicas. O resultado final foi um sucesso. A empresa apresentou o projeto e obteve aprovação para avançar com os investimentos e ações para implementação do plano.

 

Apresentação de Plano Estratégico e Premissas Orçamentárias:

Taí uma história complexa para ser contada. É preciso organizar uma quantidade enorme de informações de mercado, da concorrência e internas de maneira lógica e que esteja alinhada com as expectativas da matriz e/ou dos acionistas. Quando o assunto também envolve a apresentação de premissas orçamentárias, as emoções acabam sendo mais fortes. Além de um plano sólido, a história que é contada e o alinhamento do discurso com os números são fatores importantes para o sucesso no final do processo.

 

Apresentar um resumo das realizações: 

Nossa missão neste caso foi a de ajudar o nosso cliente a organizar as inúmeras iniciativas usando as boas técnicas de storytelling. É sempre difícil falar de assuntos técnicos mas, ao começar pela história que queremos contar, tudo vai ficando mais fácil. E no final, a história acaba ficando até interessante. Outra vez, fomos buscar as diretrizes estratégicas como ponto de partida. No mundo corporativo, nada como alinhar todas as iniciativas ao Plano Estratégico da empresa. Acontece que no dia-a-dia acabamos “jogando de cabeça baixa” e não conseguimos olhar a dinâmica do jogo. Outra vez conseguimos um belo resultado! Chefe gringo satisfeito e ponto para o executivo local!

 

Engajar a equipe e apresentar as metas do ano: 

Desta vez o projeto partiu de uma lista de intenções que deveria se converter nas metas do ano para um grupo de executivos. Realizamos reuniões com os executivos buscando entender cada uma das iniciativas, classificá-las e organizá-las de acordo com o Plano Estratégico da Empresa. A partir daí, organizamos um roteiro e uma dinâmica com os executivos para que eles pudessem apresentar o plano de maneira estruturada e obter o compromisso e engajamento da equipe.

 

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