Não é segredo algum que um funcionário motivado produz muito mais. O fato é que motivar um funcionário pode não só trazer mais produtividade, como também ajudar a superar concorrentes.

Separamos, abaixo, algumas ações motivacionais, em ordem de importância, que vão impactar diretamente na produtividade e competitividade da sua equipe. Acompanhe!

1. Elimine os fatores de desmotivação

Essa ação parece muito lógica, mas, não se engane. Não há como subir muitos andares sem elevadores ou escadas. No meio corporativo, isso se traduz em contar com uma estrutura e condições mínimas e adequadas de trabalho.

Estabeleça isso em sua mente como marco zero: instalações, aparelhos e ferramentas, sistemas informatizados, horários respeitados, boa remuneração, benefícios atrativos e, na medida certa, um conforto para o colaborador.

Agora sim podemos pressionar o botão do próximo andar!

2. Ofereça treinamentos diferenciados

O seu programa de desenvolvimento deve partir da estratégia da sua empresa e pode incluir apoio à formação universitária, extensão, idiomas e treinamentos específicos para a função. Crie um programa de desenvolvimento e esteja atento para fazer as necessárias adaptações ao perfil de cada membro de sua equipe.

Somente insira os treinamentos mais comuns em casos necessários. Não se esqueça da evolução pessoal dos colaboradores.

Aumente a eficácia e a confiança dos treinamentos oferecendo cursos online. Utilizar plataformas virtuais é uma ótima forma de baixo investimento com alto retorno.

Além disso, é interessante ressaltar que você pode melhorar sensivelmente a experiência do colaborador oferecendo treinamentos corporativos totalmente estruturados em vídeos.

3. Comunique com transparência e engaje sua equipe

Após atualizar a capacitação de todos, é necessário integrar as equipes. Marque reuniões periódicas nas quais poderão ser expostas as dificuldades e problemas que cada setor está enfrentando.

Uma comunicação transparente e que ajude a explicar como cada área pode contribuir para colocar em prática a estratégia da empresa pode ser a chave para conseguir atingir metas desafiadoras. Com isso, o colaborador terá a real visão de sua posição na instituição e a consciência do que deve ser feito para produzir melhor.

Nesta fase, também é possível estabelecer funções com metas claras e estruturar um plano de carreira para o colaborador, permitindo que ele tenha uma perspectiva de crescimento.

4. Use o marketing de incentivo

Essa é, com certeza, uma das melhores estratégias da nossa lista. Imagine uma mola: as 3 ações anteriores a comprimem e o marketing de incentivo a libera.

Tudo isso funciona como uma propulsão: tanto é necessária a compressão como a liberação para garantir um impulso. Nesse sentido, as estratégias anteriores ajudam a captar e manter talentos, enquanto o marketing de incentivo obtém o melhor desempenho dos times.

Dentro dessa estratégia, encontramos várias ações eficazes para aumentar a motivação e a produtividade de seus colaboradores.

Valorize ações, reconheça esforços, apoie o colaborador nos desafios e premie aqueles mais produtivos. Na maioria dos casos, o funcionário necessita de atenção e reconhecimento. Por isso, forneça feedback sempre — positivo ou negativo.

Evite correções mais ríspidas e deselegantes, principalmente em grupo. Reserve os encontros para a celebração de vitórias, demonstrando que as conquistas são coletivas.

Por fim, inspire dando exemplos. As ações dos líderes servem de diretriz para as melhores práticas, sendo assim, evite ao máximo as falhas e, se elas ocorrerem, tenha humildade para reconhecer e se retratar com todos.

5. Empodere seus colaboradores

Aqui, chegamos no ápice da motivação. Faça seu funcionário se sentir o protagonista de seus sucessos. Para isso, delegue funções de confiança aos talentos reconhecidos.

Estimule novas iniciativas, participações em decisões e reuniões estratégicas. Ao tomar atitudes como essas, deixe claro ao colaborador o merecimento dessas ações e o aumento de responsabilidades que ele assumirá.

Produza vídeos de destaque para enfatizar a marca e as conquistas compartilhadas com todos esses protagonistas de sucesso.

Chegamos ao final do nosso artigo. Praticar essas estratégias de motivação nas organizações é um exercício diário. Se possível, construa um plano de ações motivacionais e alinhe-o de forma personalizada para cada colaborador.

E então, gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Aproveite para saber, também, como a motivação nas organizações pode ser utilizada até na integração de novos funcionários.

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