inteligencia-artificial-inteligencia-humana-inteligencia-aumentada.jpeg

Inteligência artificial + inteligência humana = inteligência aumentada!

Você sabia que o termo inteligência aumentada pode ser o mais adequado para se referir à IA? Entenda conceitos mais próximos a conhecimentos artificiais e humanos e saiba o porquê dessa afirmação.

Não é uma questão de ser controlado pela tecnologia, mas de dominá-la e usá-la em seu favor para melhorar processos, ampliar visões e aumentar a perspectiva sensorial. Nesse contexto, a inteligência aumentada se torna muito mais “amigável” que a inteligência artificial.

Entenda agora como essa quebra de paradigma cresce no pensamento empresarial!

O que é inteligência aumentada?

A inteligência aumentada tem a função de oferecer apoio ao conhecimento humano para ampliação cognitiva em informações, análises, planejamentos e execuções. É uma forma de alavancar a inteligência das pessoas.

Considere que a inteligência aumentada abrange a inteligência artificial, e não o contrário. E o conceito se completa somente quando também abrange a inteligência humana. Dessa forma, é possível aumentar o potencial das habilidades cognitivas das pessoas.

Quando há essa junção de inteligências é possível aprimorar o conhecimento humano em questões mais complexas e que exigem alta habilidade de raciocínio. Um exemplo claro acontece em análises clínicas que envolvam maquinários de alta tecnologia. A inteligência médica é ampliada nesse caso com diagnósticos mais precisos e soluções mais inteligentes.

Quais as diferenças entre inteligência aumentada, realidade aumentada e realidade virtual?

A realidade virtual utiliza óculos para simular ambientes dinâmicos e perceptíveis em três dimensões ou mais. A ideia consiste em aproximar situações imaginárias a movimentos reais e ampliar impressões humanas sobre os acontecimentos.

A realidade aumentada acrescenta figuras virtuais em um ambiente real por meio de uma câmera especial. Dessa forma, o telespectador observa uma interação entre o real e o imaginário em efeitos especiais.

Mais uma vez, a inteligência aumentada entra quando essas duas realidades são utilizadas para otimizar a inteligência humana. Por isso, é possível enxergar a inteligência aumentada numa visão mais holística e as realidades virtual e aumentada em uma micro visão.

A inteligência aumentada se iguala ao conhecimento humano?

Mesmo com imenso potencial, a realidade é que a inteligência aumentada acaba encontrando limitações em relação à inteligência humana. As pessoas têm múltiplas inteligências. O que acontece é que há tendências diferentes de desenvolvimento dessas inteligências.

Enquanto alguns contam com habilidades em pensamento criativo e artístico, outros dominam habilidades em resolução de problemas com pensamento sistemático e análise de conjuntura. Só para citar duas habilidades que jamais seriam alcançadas por inteligência aumentada.

A inteligência aumentada substituirá a inteligência artificial?

Há uma ideia de complementariedade, e não substituição. A tendência é que a consideração da inteligência aumentada cresça em relação à artificial, já que essa se distancia da interação humana enquanto aquela se aproxima.

A inteligência artificial se origina da programação de máquinas em classificações, generalizações e reconhecimento de padrões, ou seja, preparo de robôs para substituir ações mecanizadas, repetitivas ou que não envolvam pensamento complexo.

A automação de processos e o crescimento de quantidades de dados são previsões inevitáveis que garantem a importância da inteligência artificial. Por esse motivo, há uma tendência clara de substituição de determinados cargos de trabalho voltados para a linha operacional.

Conseguiu identificar a importância da inteligência aumentada em relação às demais? Comente se já conhecia o conceito ou se gostaria de implantar algo em sua organização que envolvesse essa capacidade!