Ao levantar fundos para a sua startup, você precisa começar do começo: criar uma apresentação. Sua apresentação guiará os investidores para entender o que é o seu negócio. Não importa se você deseja explicar com detalhes sobre o que é seu produto ou se deseja apresentar sua equipe e compartilhar seu modelo de negócios. Uma apresentação é uma ferramenta muito útil que lhe permitirá apresentar esta informação de forma clara e precisa. Mas qual é a maneira correta de criar um “Pitch Deck”? O que adicionar e o que deixar de fora?

As apresentações produzidas para investidores normalmente seguem uma mesma estrutura básica de conteúdo. Então, vamos lá conferir o que não pode ficar de fora do seu “Pitch Deck”:

Introdução

É onde você apresenta o seu “case”, o seu problema ou premissa e a sua solução proposta. Esta parte é crucial para capturar a atenção do investidor para todo o restante da sua apresentação.

Problema

É onde você deve apresentar a sua percepção de como está o cenário atual. Por exemplo, se estivéssemos preparando um deck para vender a ideia do Uber (10 anos atrás), você deveria explicar a dificuldade para chamar um táxi e a baixa qualidade dos serviços prestados.  É importante que o problema seja claramente apresentado e que os investidores “comprem” a premissa do seu case. Caso contrário, será muito difícil que os investidores sigam atentos ao restante da sua apresentação.

A Solução

É aqui que você deve apresentar a sua empresa/produto. Destaque algumas das principais funções do seu produto e faça o link mostrando como elas são capazes de resolver os problemas que você acabou de listar. Evite usar linguagem técnica ou jargões da sua área para melhor comunicação com a sua audiência.

Voltando ao exemplo do Uber: imagina a conveniência de chamar um carro com motorista, pelo seu celular, ser atendido rapidamente e pagar com o seu cartão de crédito. Esta “solução” era absolutamente inovadora há 10 anos!

Demo do Produto

Cuidado com as apresentações de produto ao vivo. É preciso boa preparação prévia para minimizar os riscos de que tudo dê errado e acabe com a sua apresentação (Ex.: internet indisponível, erros na apresentação, etc).

Uma boa alternativa é produzir um vídeo simples destacando as principais características do produto. Outra vantagem desta opção é poder enviar o link do vídeo por email para seus contatos interessados na sua empresa.

Perspectivas de Resultados

Por que este produto pode gerar retornos extraordinários? Sim! Investidores querem saber sobre o retorno sobre os seus investimentos (ainda que eles queiram saber sobre a sua ideia, seu produto ou a sua equipe).

Tamanho do Mercado

Números

É importante apresentar números relativos ao tamanho do mercado e as suas premissas de captura de parte deste mercado. Com isso, o investidor poderá entender melhor o potencial da sua empresa.

Cenários

Com base no tamanho do mercado e nas suas estratégias, você poderá desenhar cenários com projeções que levarão em conta o market share que você espera alcançar.

Competidores

É muito importante que você mostre o seu ponto de vista com uma análise bem fundamentada sobre seus competidores. Quais os seus pontos fortes?

Vantagens Competitivas

Lembre-se de destacar algo que só o seu produto tem! Se o seu produto tem algum diferencial tecnológico ou uma patente que o diferencie claramente dos seus competidores

Modelo de Negócios

Explique como a sua empresa ganhará dinheiro e alcançará os objetivos apresentados. Um modelo simples pode ajudar muito na hora de apresentar o seu negócio.

Plano de Ataque ao Mercado

Neste capítulo/slide você deve apresentar a sua estratégia de ataque ao mercado. Revise este plano periodicamente com base nos resultados alcançados.

Equipe

Apresente as principais competências e experiências profissionais dos principais membros da sua equipe. Destaque os motivos que podem reforçar a percepção de que este time é preparado para alcançar os objetivos prometidos.

Tração / Milestones

Quais são os momentos-chave previstos para a sua empresa?  Quando você pretende lançar o seu produto? Quando começa a gerar faturamento? Quando começa a gerar resultados? Estas informações podem ser bastante impactantes para o seu investidor.

Projeções Financeiras

Dependendo do perfil da sua audiência pode não ser interessante apresentar detalhes sobre suas projeções financeiras. De qualquer forma, para conversas mais detalhadas com investidores é preciso estar preparado com dados bem estruturados e com indicadores chave.

Uma vez que você tenha trabalhado bastante no seu plano, cuide para que o material a ser apresentado para a sua audiência esteja à altura do seu conteúdo. Invista na produção de uma bela apresentação e de um bom vídeo que certamente aumentarão a percepção de consistência e qualidade do seu plano.

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