ATTENTION FOR INSPECTOR. This image image is the replacement of the one next to it. I removed the former image from my portfolio before. Now, I am uploading the same image after making some corrections. Please do not forget to add it to Signature Plus collection. Thank you. 

Security concept

Recognition System concept

Procurar emprego: a tecnologia pode ajudar a encontrar o emprego ideal?

Volta e meia, a gente ainda flagra aquelas filas enormes de candidatos a empregos, dando a volta no quarteirão em torno de centros de recrutamento e seleção, mas já existem formas menos cansativas de buscar recolocação no mercado. A tecnologia vem mudando a nossa relação com o tempo e o espaço até na hora de procurar emprego?

Sim! Pra começar, as buscas migraram dos classificados pro celular. 70% das buscas por emprego hoje se dão por smartphones. Esse é um número GLOBAL, estimado pela Indeed (que é um site de busca de vagas), mas reflete também o comportamento do desempregado brasileiro, de norte a sul do país.

Na minha opinião, esse resultado é motivado por inúmeras plataformas digitais que vem sendo lançadas para facilitar a aproximação entre empregadores e candidatos, usando inteligência artificial. Parecem aqueles apps de relacionamento que conectam pessoas que apresentam afinidades – nesse caso, aproxima candidatos a vagas com objetivos e até propósitos em comum.

Quais as principais Plataformas Digitais para procurar emprego?

Eu reuni algumas delas que mostram a variedade do que se tem por aí: 

  • Indeed – 130 mil vagas abertas no Brasil / oportunidades em 70 países
  • Talentix – Engenheiros e profissionais de TI / currículos em vídeo
  • Maturi Jobs – Profissionais acima dos 50 anos
  • Linkedin – Rede social profissional

Para o empregador, essas ferramentas agilizam demais os processos e permitem uma primeira peneira bem mais assertiva em relação a escolha dos talentos que mais combinam com determinada vaga.

 

Como lidar com o Recrutamento e Seleção 4.0?

Os candidatos precisam se adaptar e aprender a lidar com um processo muito mais digital. Então, seguem algumas dicas, com alertas para quem está buscando um trabalho nos tempos atuais:

  • Primeiro filtro não é mais humano 
  • Selecionar palavras-chaves para potencializar “matches”
  • Driblar a frieza do processo com precisão de informações
  • Redução de preconceitos
  • Mercado local virou global

As crianças de hoje que crescem conectadas a plataformas de ensino – e muitas escolas já fazem registro eletrônico de performance – estão criando um histórico que no futuro poderá alimentar a Inteligência artificial para ajudar na escolha (e claro, também na exclusão) de carreiras e de candidatos a vagas de emprego.

Será que meu trabalho será substituído por um robô?

Para quem está se sentindo ameaçado pelas novas tecnologias, tem até plataforma que analisa as chances do seu ofício ser tomado por robôs:

E aí, muito provavelmente, segundo os futuristas, você poderá receber uma oferta de trabalho com um click. Esse é o sonho do Felipe Calbucci– gestor da Indeed no Brasil.