É fato que o trânsito pesado representa um dos fatores mais estressantes da vida das pessoas. Em muitos casos, até maior do que no próprio horário de serviço. Diante dessa constatação, as soluções para mobilidade urbana conquistam grande espaço e importância.

O crescimento populacional e o superpovoamento das grandes metrópoles contribuem, cada vez mais, para engarrafamentos gigantes. Na contramão do bem-estar e da saúde, esses fatores contribuem seriamente para a queda da qualidade de vida.

Teleféricos, pedágios e bicicletas são apenas algumas das saídas pensadas. Neste artigo, apontaremos 8 cases e soluções fora da curva para a mobilidade urbana.

1. Bicicletas e patinetes compartilhados

A utilização dos espaços públicos é potencializada quando priorizamos meios de transporte mais sustentáveis e práticos como as bicicletas. Nesse contexto, a Yellow, Grin e a Mobilicidade são alguns dos aplicativos de aluguel de bikes e patinetes que se transformam cada vez mais em soluções viáveis e saudáveis para driblar os engarrafamentos.

2. Serviços de entrega

Serviços como o Carbono Zero, Loggi e Shippify auxiliam na comunicação entre freelancers e clientes para o serviço de entregas. O uso de bikes, veículos elétricos tem substituído as motocicletas, responsáveis por muitos acidentes de trânsito.

3. Aplicativos de transporte

Saindo das bikes para os automóveis particulares, temos os aplicativos de transporte e de carona que podem ser utilizados para corridas individuais ou compartilhadas. Empresas como Uber, Cabify, Lady Driver contribuem com a diminuição de veículos nas ruas e impacta no escoamento do trânsito.

4. Aplicativos de táxi

O próprio Uber impulsiona ideias como o 99 Táxi, Easy Táxi e Wappa que oferecem aplicativos semelhantes, porém com foco na chamada de táxis para corridas. Para os mais conservadores, esse meio de transporte ainda é a principal forma de evitar o uso de veículos próprios.

5. Waze

Criado em 2008, o Waze tem a função de mostrar informações sobre o trânsito em tempo real e com mapas precisos. Para quem deseja se transportar de forma rápida e eficiente, o aplicativo é um excelente auxílio na escolha de caminhos.

6. Google Maps

O Waze foi comprado pelo Google que já tinha o Google Maps, um aplicativo que oferece um panorama completo sobre mapas em todo o mundo. Por meio dele, é possível simular trajetos, calcular tempo e identificar distâncias entre pontos de interesse. Essa tecnologia é particularmente interessante quando buscamos alternativas antes mesmo de sair de casa.

7. Serviços de Teleféricos

Esse transporte é suspenso e evita acesso por ruas, vias e estradas. No Brasil, destaque para o primeiro teleférico, construído em 1970, no parque do Capivari, em São Paulo, com intuito de oferecer entretenimento. Em cinco minutos o serviço leva as pessoas até o topo do Morro do Elefante.

Já em 2011, o Teleférico do Complexo do Alemão, construído pelo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), liga a estação de trem Saracuruna ao ponto mais alto do morro e otimiza o transporte de cerca de 80 mil moradores, suportando, em média, 20 mil passageiros diariamente.

Pelo mundo, damos destaque para o Teleférico de Tianmen Shan, na China, de Mérida, na Venezuela, e de Aiguille du Midi, na França. Este último chega a atingir uma velocidade de 10 m/s.

8. Entregas com Drones

Ainda pelo alto, destaque para o serviço de entrega realizado por drones. O Amazon Prime Air é o projeto principal, que objetiva implantar essa modalidade. Um teste inicial ocorreu em Cambridge, na Inglaterra, em um pequeno trajeto de 700 metros durando 13 minutos. O drone entregou uma Amazon Fire TV e pipocas.

Vimos como a transformação digital tem influenciado positivamente quando o assunto é mobilidade, apresentando soluções fora da curva para problemas urbanos. Além disso, observamos como a evolução humana também favorece a criação e adoção de novas tecnologias para fugir dos grandes trânsitos.

Essas são apenas algumas entre tantas outras soluções que o mercado tecnológico tem apresentado para solucionar os problemas de trânsito. Aderir a algumas dessas ideias já é realidade em grande parte da população mundial.

Leia também:

As inovações o futuro da mobilidade

A explosão dos serviços de delivery

A profissão do presente

Fomos ali dar uma voltinha no futuro

Vídeo é tendência!



                        

TAG

Prosa Press

VEJA TAMBÉM