PROSA PRESS_QUADRADO (1)

Treinamentos em compliance: confira os benefícios para uma empresa

Você saberia dimensionar todos os benefícios que um treinamento em compliance poderia trazer para sua organização? A efetividade do treinamento em compliance pode trazer múltiplos benefícios para sua organização.

Tem interesse no assunto? Aproveite para entender agora o conceito e confira os principais benefícios que esse treinamento pode oferecer.

Entenda que é compliance

A origem do termo vem do inglês “to comply”, o que significa trabalhar em harmonia e obediência as regras e leis pertinentes ao nicho empresarial.

O conceito alinha-se ao entendimento de qualidade total, em que a procura por qualidade não se restringe somente à melhoria de serviços e produtos, mas na integridade da organização como um todo.

Um programa de treinamento como esse capacita o quadro de colaboradores a atuar embasado em regras e leis nacionais e internacionais, que envolvem, principalmente, os fatores a seguir:

  • código de ética e conduta da empresa
  • leis e regras ambientais
  • leis e regras tributárias e fiscais
  • leis e regras trabalhistas
  • normas e procedimentos internos

Ações fundamentadas nessas leis e regras tendem a ser mais seguras e efetivas, pois garantem a eficiência e a reputação da organização. Cada uma delas pode exigir uma capacitação específica.

Compliance não é uma solução de auxílio, é uma solução essencial nos dias de hoje! Um problema com a justiça pode afetar negativamente a reputação da empresa, de seus dirigentes, dos colaboradores e ainda trazer enormes impactos econômicos.

Conheça os benefícios do treinamento em compliance

Atitude ética é um bom negócio

Empresas éticas desenvolvem relações de confiança, são mais estáveis, produtivas e lucrativas para clientes e fornecedores.

Melhor padrão de governança

Estabelecer um programa de capacitação em compliance impacta positivamente na organização como um todo. Do chão de fábrica até a alta diretoria, todos devem ter discurso e ação alinhados às legislações, normas de conduta e procedimentos relacionados.

Isso melhora a imagem da organização. Faz o cliente externo entender a corporação como uma instituição compromissada com a ética e conduta e com legislação.

Evite situações adversas

As empresas que investem num bom Programa de Compliance ampliam as chances de evitar problemas de natureza jurídica, ética ou disciplinar.

Aumento da reputação e respeitabilidade da organização

Ter um programa como esse pode aumentar a reputação da organização. Diversas organizações acabam enfrentando sérios problemas decorrentes pelo descumprimento de alguma destas regras.

Esse tema pode parecer irrelevante em certos negócios, mas a verdade uma empresa que adota boas práticas de governança pode facilitar o estabelecimento de parcerias e novos contratos.

A respeitabilidade da organização também pode acarretar em benefícios econômicos, como facilitação de empréstimos e atração de novos investimentos.

Compartilhe em suas redes sociais e converse com seus amigos sobre a importância e necessidade do treinamento em compliance!