Como vender ideias no universo corporativo

Como vender sua ideia no mundo corporativo?

Domine a arte de vender sua ideia no mundo corporativo

Por Clovis Travassos

Nos últimos meses, temos sido chamados aqui na Prosa para ajudar clientes que precisam produzir conteúdos variados no universo Corporativo. As situações são pra lá de variadas:

  • aprovação de um novo Projeto de Tecnologia que necessitava da aprovação da matriz no exterior;
  • apresentação do Plano Estratégico e Premissas Orçamentárias;
  • elaboração de um Balanço de Realizações recentes da Diretoria de Operações;
  • apresentação dos resultados de uma Pesquisa de Satisfação de Clientes e o Plano de Ação.

Tendo em vista a diversidade dos temas, de ambientes e de interlocutores, acabamos tendo abordagens bastante variadas em cada uma das situações. Ainda assim, vale destacar alguns pontos:

1. Lembre-se sempre de contar uma boa história:

Antes de mais nada, é preciso pensar no roteiro da história que você vai contar. Seja ela apoiada por uma apresentação, animação ou filme é preciso contar uma história com começo, meio e fim. Costumo fazer uma brincadeira inspirada na história da Chapeuzinho Vermelho. Tem muita gente que ao fazer uma apresentação corporativa começa contando que “o Lobo mau comeu a vovozinha” e não se preocupa em explicar direito o que aconteceu. Isso acaba deixando quem está ouvindo a história perdido e sem entender direito o que está sendo explicado.

Procure conhecer bem o perfil da sua audiência e não se esqueça de pensar no tempo que você terá para apresentar seu tema. Quanto mais elevado o nível da sua audiência, normalmente menor será o tempo que você terá para transmitir sua mensagem. Portanto, procure contar uma história completa mas, objetiva e compatível com o perfil do seu público. No caso de apresentações, muito cuidado com a quantidade de slides.

2. É preciso conectar o seu assunto com a estratégia da empresa: 

Sempre que for possível (e o tema da sua exposição permita), procure fazer uma boa conexão do seu assunto com a estratégia da empresa. Aí vem um outro problema, muitas vezes a estratégia e as iniciativas estratégicas não são claramente comunicadas internamente (ou não são bem conhecidas por quem está responsável por preparar o material).

A saída é pesquisar. Se a empresa for uma companhia aberta, você certamente vai encontrar material público divulgado pelas áreas de Relações com Investidores no Brasil ou no exterior. Os relatórios anuais, formulários enviados para a SEC e conferências com analistas costumam trazer informações muito ricas para quem quer organizar e conectar as ideias.

3. Esteja certo de que o conteúdo técnico é consistente

O roteiro e a conexão com a estratégia podem ajudar bastante na venda da sua ideia mas, você não pode deixar de lado a preparação de um material técnico bem consistente. Garanta que seus dados estejam atualizados e corretos.

4. Cuide do visual de sua apresentação

Um material bem produzido sempre ajuda na apresentação da sua ideia. Novamente, cuidado com a quantidade de slides e com os detalhes que você pretende colocar no seu material. Não exagere na quantidade de textos e informações não estruturadas nos slides.

Temos usado com sucesso alguns infográficos em nossos materiais. Eles são visualmente muito agradáveis e facilitam tremendamente o entendimento da mensagem em certas situações.

Não há fórmula mágica que se aplique a todos os casos. Dependendo do tamanho e da importância do seu tema, é possível contar com recursos internos ou contratar especialistas que podem te ajudar  a produzir um material bem completo e bem feito.

Use a criatividade, conte uma boa história, amarre o assunto à estratégia e impressione a sua audiência com um material consistente e bem produzido e você certamente conseguirá vender suas ideias.

Clovis Travassos é Sócio e Diretor-Executivo da Prosa Press. Ao longo dos últimos 25 anos foi CEO e membro do Conselho de grandes empresas no setor de Telecom

Sobre a Prosa Press: 

Somos uma empresa dedicada à Produção de Conteúdo a partir da nossa experiência em comunicação e gestão de negócios.

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Nos engajamos em busca de engajamento.

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