Ecossistemas de inovação brasileiros

Ecossistemas de inovação e as curiosidades bem brasileiras

Ao cruzar o Brasil em busca de inovação, o documentário “Ecossistemas de Inovação” da Prosa Press revela não apenas avanços tecnológicos, mas também curiosidades que capturam a essência da diversidade brasileira.


Temperos locais

Uma delas é a tradição de batizar comunidades com nomes de pratos típicos regionais. Nomes como Caju Valley, Açaí Valley, Jerimum Valley, Sururu Valley, Rapadura Valley, Tambaqui Valley entre outros ecoam não apenas com sabores exóticos, mas também com a riqueza de sotaques e culturas em um país que se desdobra em múltiplos mundos.

Botocórnios

Localizada estrategicamente no coração da Amazônia, Manaus abriga um ecossistema de inovação que vai além das fronteiras convencionais. A cidade não apenas desenvolve soluções para os mercados regional, nacional e global, mas também abraça a bioeconomia, contribuindo para uma transição mais sustentável. É lá que surge o termo “Botocórnios”. Esta denominação peculiar é concedida a empresas que atingem um valuation de 100 milhões de dólares, destacando o crescimento exponencial das startups criadas na cidade.

Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí, berço do inovador ecossistema, é um exemplo de como a inovação pode transformar comunidades. O documentário destaca o papel fundamental de Sinhá Moreira na criação do ecossistema de Santa Rita do Sapucaí. Sua visão e liderança não apenas tornaram a inovação uma realidade tangível, mas também transformaram a cidade em um terreno fértil para startups crescerem e prosperarem.


G10 Favelas

Além disso, o documentário explora a extraordinária capacidade da inovação social em transformar carência em potência. Comunidades como o G10 Favelas mostram como ideias inovadoras podem não só desafiar, mas também redefinir preconceitos, evidenciando a resiliência do povo brasileiro.

Inveja positiva

Uma dinâmica chamada de “inveja positiva” permeia esses ecossistemas. Longe de ser um sentimento destrutivo, esse sentimento atua como um estímulo, impulsionando indivíduos e empresas a superarem uns aos outros. Essa mentalidade de “coopetição” cria uma atmosfera de crescimento mútuo, onde a inovação prospera.

Assim, o documentário “Ecossistemas de Inovação” não só nos leva por uma viagem geográfica pelo Brasil, mas também nos permite saborear as histórias e curiosidades que tornam essas comunidades tão excepcionais. Cada nome de comunidade, cada mentalidade inovadora, destaca a diversidade e riqueza do cenário de inovação do Brasil, onde a criatividade floresce em meio a uma tapeçaria cultural tão vasta.

ASSISTA AO TRAILER

VEJA O FILME

Para assistir ao filme, visite o site www.ecossistemasdeinovacao.com.br/filme .

SOBRE OS PRODUTORES

A Prosa Press é uma produtora audiovisual especializada em documentários e em projetos corporativos. Desde 2012, criamos conteúdos transformadores para todas as plataformas. Produzimos filmes, documentários originais, séries e programas de TV em parceria com plataformas, canais e empresas.

Nos últimos anos, a Prosa Press lançou os seguintes projetos:

A expertise da Prosa Press em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes que querem traduzir a transformação digital para o seu público.