patricia travassos - inovar e um parto_

Inovar é um parto

O documentário “Inovar é um parto”, dirigido por Patricia Travassos, reúne empreendedoras que fundaram startups e conseguiram escalar propósito. São plataformas digitais que combatem a insegurança alimentar, a violência doméstica, a pobreza menstrual e o preconceito racial. As soluções que elas criaram buscam ainda a inclusão digital, a saúde mental e a representatividade, além de focar na sexualidade e no prazer feminino.

Empreender com foco em problemas menosprezados pela sociedade transforma essas fundadoras de startups em ativistas que trabalham para curar nossas maiores dores, mergulhando num verdadeiro “oceano azul”. No mundo dos negócios, esse é um jargão que sugere “um mar de oportunidades”, com pouca concorrência e grandes desafios. Por isto, quem conduz a narrativa do filme é a navegadora Tamara Klink – a mais jovem brasileira a cruzar o Atlântico sozinha num veleiro.  Com uma linguagem poética, ela compartilha as emoções que viveu durante a travessia: solidão, insegurança e coragem, em sintonia total com a jornada empreendedora.

Reunir todas essas personagens num filme resulta no retrato de um movimento potente, formado por uma rede de mulheres fortes, lindamente conectadas. Uma verdadeira revolução para a sociedade brasileira.

Assista ao filme

O documentário Inovar é um Parto está disponível no Globoplay.

Assista à Websérie

Produzimos a Websérie Inovar é um Parto Talks com entrevistas com 26 empreendedoras brasileiras.

Ficha Técnica

Direção: Patricia Travassos

Produção executiva: Clovis Travassos

Direção de Fotografia: Thais Taverna

Trilha Sonora Original e Canção “Perto de mim”: Bibi Cavalcante

Sobre os realizadores

Patricia Travassos: diretora do filme

Especialista em inovação, Patricia cria obras autorais que refletem sobre o impacto das novas tecnologias no comportamento das pessoas, nas relações e decisões que tomamos em todas as fases da vida. Nesse sentido, dirigiu os filmes “Educação presente para o futuro” e “Inspira”.

É fundadora da Prosa Press, um hub de conteúdo especializado em projetos sobre inovação para a internet e para a TV. Atualmente faz parte do time de Especialistas da CNN Brasil e é diretora do Programa Projeto Upload, exibido na faixa CNN Brasil Soft.

Foi colunista de Inovação na Globonews. Dirigiu a série Fominha (GNT), o documentário Tristezas não pagam Dívidas (Globonews) e o reality Mãe S/A (TV Globo). Esse último inspirou a publicação do livro “Minha mãe é um negócio” (Editora Saraiva).

Antes de seguir carreira com empreendedora independente, atuou ao longo de 15 anos como repórter e apresentadora de programas jornalísticos e culturais em emissoras como Band, TV Cultura e SBT. Participou de coberturas nacionais e internacionais, tais como Festivais Culturais, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Prosa Press: empresa produtora

A Prosa foi criada em 2012 depois que a fundadora assinou uma coprodução com a Rede Globo para desenvolver uma série especial para o programa Fantástico. Foi o reality Mãe S/A. A partir daí, a equipe se cresceu e produz produções audiovisuais autorais que refletem sobre novas tendências tecnológicas e de comportamento que vêm transformando da rotina pessoal à profissional.

Além de “Inovar é um Parto”, a Prosa é responsável pelas produções “Projeto Upload” (CNN Brasil), “Educação Presente para o Futuro” (longa-metragem documentário), “Inspira” (documentário sobre personagens inspiradores), “Sem Excesso” (websérie), “Pílulas da Longevidade” (série de TV), “Fominha” (GNT), “Tristezas Não Pagam Dívidas” (Globonews) e “Mãe S.A.” (TV Globo e Globonews).

A expertise da Prosa em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes de tecnologia, empresas da nova economia e também as mais tradicionais que querem ajuda para traduzir a transformação digital para o seu público.

Assista também

Trailer do documentário Educação Presente para o Futuro

Trailer do documentário Inspira