Gaugan1

Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança

Pense numa bela paisagem. Praia, campo? Como está o céu? E o clima? Agora, você saberia desenhar esta imagem que se formou na sua cabeça? Esse talento é para poucos. Mas, com a ajuda de deep learning machine associada ao design gráfico, pesquisadores da Nvidia, em parceria com a Universidade de Berkeley e com o MIT, garantem que qualquer um pode reproduzir imagens tão realistas quanto uma fotografia. 

Como? A partir de redes neurais treinadas por um gigantesco um banco de dados encontrado na internet. Os responsáveis pela tecnologia Bryan Catanzaro e Ming-Yu Liu explicam que milhares de fotos reais foram capturadas e organizadas em “tags” num chamado painel semântico. Lá você escolhe, nos mínimos detalhes, cada um dos elementos para compor a sua paisagem: rio, mar, montanha, pedra, areia, neve, nuvem? É possível ainda incluir efeitos dramáticos ao “desenho”, escolhendo o clima segundo estações do ano ou horário da “foto”. O curioso é que todos os elementos escolhidos para compor a paisagem interagem e se comportam com coerência às opções seguintes. Por exemplo: se você decidir fazer nevar na sua montanha, a árvore que estava lá compondo a paisagem vai ganhar aparência típica do inverno. 

A apresentação da ferramenta não por acaso apelidada de GauGAN (num trocadilho entre Generative Adversarial Networks e o nome do famoso pintor francês, Paul Gauguin) me lembrou aqueles programinhas infantis de pintura que costumo brincar com a minha filha de 3 anos. A gente escolhe as cores, o tipo de pincel e desenha. Nesse caso, a diferença é a complexidade de opções e o resultado final: totalmente realista.

Os testes são tão realistas que um jornalista da plateia levantou uma questão muito pertinente: essa tecnologia não irá alimentar ainda mais as fake-news e colocar em xeque a credibilidade do conteúdo que é publicado na internet? Catanzaro responde que esse é um debate importante: o objetivo da tecnologia é tornar games ainda mais interativos e bonitos. Hoje, já existem tecnologias de foto e vídeo capazes de criar imagens idênticas à realidade e esta nova ferramenta representa mais um avanço. Que se faça um bom uso dela”. 

Quem viver, verá mas poderá se divertir bastante com a ferramenta também! Só um detalhe: para fazer os desenhos “mágicos” em tempo real, é preciso um computador de alta performance!

Para saber mais sobre o projeto, veja o vídeo abaixo:

Leia também:

GTC19: Um lugar onde criamos o que os outros pensam que é ficção científica

Transformação digital nas empresas