Por Clovis Travassos
Marcas constroem confiança através de comportamentos e ações. Estes devem ser baseados em princípios claros e objetivos. Quando bem planejados e elaborados, são fontes de inspiração da visão de mundo de um negócio. Uma declaração de propósito.
O que é um manifesto de marca?
O Manifesto da Marca é uma declaração pública de intenções, motivações e visões. Onde se declara publicamente as crenças da marca, suas causas e pontos de vista. Nada mais é que uma declaração da essência de uma organização para atrair mais pessoas para seu universo.
Embora nem toda empresa precise de um manifesto, o Manifesto da Marca é uma peça muito importante no posicionamento. A linguagem que forma o manifesto ajuda a orientar, engajar e animar os funcionários à medida que compartilham a marca com o mundo, além de inspirar e conectar os consumidores que interagem com a empresa. O importante é ser transparente, pois é assim que as pessoas criam conexões com a filosofia da sua marca.
Pode até parecer estranho, mas explicar por que você levanta da cama todos os dias de manhã para fazer o que faz é algo muito mais motivador do que uma campanha explicando os recursos do seu produto. Antes de se interessar por um produto ou serviço, o cliente deve se interessar no que sua marca tem a dizer.
Algumas marcas são bem-sucedidas porque se concentram em “por que” fazem o que fazem, em vez de focar “no que vendem”. Ao liderar com um foco emocional, eles conseguem desenvolver relacionamentos mais significativos e duradouros com o público.
Ótimos exemplos de Vídeo Manifesto
O vídeo Manifesto é uma tendência e tem sido muito bem usado por diversas marcas. Veja a seguir alguns excelentes exemplos
Holstee:
Esta é uma referência clássica em vídeos de manifesto. Acabou viralizando porque as pessoas compartilhavam sem perceber que se tratava de um vídeo de uma marca.
Samsung
A Samsung convidou pessoas com destaque em suas áreas de atuação para produzir um manifesto. Todos podem ser agentes de mudanças e quanto melhor formos como pessoas, melhor uso faremos da tecnologia.
Caloi:
Este vídeo é muito legal e conta um pouco da história e do propósito da Caloi.
Levi’s
A Levi’s produziu um belo filme reafirmando compromissos da marca e mostrando como é capaz de criar fortes conexões com seus consumidores.
Apple:
Este vídeo da Apple mostra os principais valores e crenças da Apple. É muito bem feito e tem uma produção sofisticada.
Banco Inter:
É um vídeo de bastante impacto que mostra a filosofia e o posicionamento do Banco Inter.
BTG Pactual
Neste outro exemplo, o BTG lança sua nova marca e aproveita para contar um pouco de sua história, valores e crenças.
Instituto Brasil a Gosto
O Instituto Brasil a Gosto lançou seu Manifesto #PelaCozinhaBrasileira e a Prosa Press criou e produziu um filme para registrar as crenças, valores e compromissos do Instituto. Preservar e celebrar a nossa cultura, valorizar os ingredientes, promover o acesso ao conhecimento são alguns dos compromissos das chefs que integram o Instituto.
Leitura Obrigatória
O artigo de Adriano Frachetta “A Beleza do Manifesto de Marca“, do Estúdio Roxo, mostra outros exemplos e os elementos-chave de um manifesto. Vale a leitura!
Sobre a Prosa Press:
A Prosa Press é uma produtora audiovisual especializada em documentários e em projetos corporativos. Desde 2012, criamos conteúdos transformadores para todas as plataformas. Produzimos filmes, documentários originais, séries e programas de TV em parceria com plataformas, canais e empresas.
Nos últimos anos, a Prosa Press lançou os seguintes projetos:
- Inspira (documentário – 70′)
- Educação Presente para o Futuro (documentário – 70′)
- Inovar é um Parto (documentário – 70′)
- Ecossistemas de Inovação (documentário – 70′)
- A Revolução Agro (documentário – 70′)
- Projeto Upload (CNN Brasil)
- Pílulas da Longevidade (série de TV)
- Fominha (GNT)
- Tristezas Não Pagam Dívidas (Globonews)
- Mãe S.A. (TV Globo e Globonews)
- Sem Excesso (websérie).
A expertise da Prosa Press em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes que querem traduzir a transformação digital para o seu público.