A Internet é hoje um território importante e que precisa ser dominado por profissionais das mais diversas áreas de atuação. E não seria diferente para os profissionais da área de saúde.

Ao longo deste último ano temos observado de perto o universo dos profissionais de saúde e como o marketing digital usado com ética, planejamento e regularidade pode produzir resultados bastante positivos.

O Marketing Digital eficiente precisa trabalhar várias estratégias:

  • Desenvolvimento de site ou blog profissional
  • Marketing de conteúdo
  • SEO – Search Engine Optimization
  • Google Ads e Facebook Ads
  • Redes sociais

Mas, conseguir bons resultados na área de Marketing Digital costuma ser consequência de um trabalho que envolve planejamento e bastante trabalho. Alguns casos de sucesso elevam a expectativa por resultados rápidos e fáceis.  Assim como não existem tratamentos milagrosos, normalmente um trabalho de marketing digital requer entendimento das necessidades do público, disciplina na produção, publicação e divulgação de conteúdo e acompanhamento de indicadores.

Marketing Digital: por onde começar?

Um bom começo pode ser partir de um “diagnóstico” da situação. É importante revisar os indicadores que podem nos mostrar como a audiência se relaciona com as plataformas digitais existentes. Nesta fase é importante entender “o que já está sendo feito?”, “quais os indicadores?”, “o que está dando certo? “, “o que precisa ser modificado?”.

A partir de um bom “Diagnóstico“, recomendamos avançar para a fase do “Planejamento“. É nesta fase que vamos definir “qual o nosso público-alvo?“, “quem são as nossas personas?“, “quais os temas de maior interesse?“, “quais canais digitais devemos utilizar?“, “qual o nosso calendário de publicações?” e “qual a capacidade de investimento em todo este processo?“.

Chegou a hora de colocar o seu “Plano” em “Ação“! É hora de criar ou fazer ajustes nos canais digitais (site, blog, redes sociais, etc). Uma vez que esteja tudo pronto, nós passamos para a fase das publicações e da divulgação dos conteúdos. Sempre observando o que previmos durante a fase de “Planejamento”. É nessa fase que é preciso manter a disciplina e a regularidade para que o público se engaje com as suas publicações.

O monitoramento dos indicadores é essencial para nos mostrar quais ações geram mais interesse no público, o que está dando certo, o que precisa ser revisto, etc. Uma revisão periódica nos permite avaliar se a estratégia definida está trazendo os resultados esperados e eventualmente pode sugerir a revisão dos planos.

Finalmente, é muitíssimo importante estar atentos ao Código de Ética da profissão. Na Medicina e na Odontologia (e até mesmo em outras áreas como no Direito) existem Manuais de Conduta bastante restritivos e que devem ser observados com cuidado para evitar “efeitos colaterais”.

Galeria – Boas Práticas em Marketing Digital

Selecionamos algumas boas práticas para os profissionais de saúde que desejam investir em Marketing Digital:

Caso você tenha interesse em saber mais sobre este assunto, conheça o nosso Curso Online de Marketing Digital para Profissionais de Saúde.

Banner do curso de marketing digital para médicos e profissionais de saúde

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