O ensino a distância é uma realidade na formação e educação brasileira. As plataformas de EAD acabaram com esse empecilho entre alunos e cursos, promoveram a praticidade e as facilidades de acesso, além de oferecer cada vez mais opções para uma boa qualificação. Sejam cursos universitários — graduação, pós, extensão — ou aperfeiçoamento, o EAD é uma alternativa consolidada no mercado da educação brasileira.

 

São diversas as plataformas que oferecem essa modalidade de ensino, com as mais diferentes funcionalidades e opções. Na hora de escolher, é importante considerar as características dos cursos, os objetivos da formação e as possibilidades oferecidas. Não se esquecer da segurança e da acessibilidade também é fundamental para proporcionar uma oportunidade de ensino qualificada. 

 

O que são as plataformas de EAD?

Bem, em primeiro lugar é preciso entender a plataforma de EAD muito além do ambiente virtual onde as aulas acontecem. Como todo o relacionamento entre aluno e instituição se dará via online, é interessante que a plataforma ofereça o necessário para a vida do estudante.

 

Setor financeiro, emissão de documentos, pedidos, contato com professores, colegas e coordenadores, tudo deve estar contemplado, de forma clara, intuitiva e funcional em uma plataforma de EAD. Isso torna a experiência muito mais prática para todos os envolvidos.

 

Vídeos

E, é claro, a plataforma deve contemplar um bom sistema de armazenamento e streaming de vídeos, que são a base do curso a distância. De nada adianta criar aulas de qualidade se os alunos terão dificuldades em assisti-las.

 

Adaptabilidade a diferentes suportes também é interessante. Pense, por exemplo, em oferecer a oportunidade para seus alunos assistirem aulas pelo celular. E outro detalhe fundamental é a disponibilização de legendas, tanto no próprio idioma das aulas (para alunos com audição reduzida) ou em outras línguas (cogitando a possibilidade de internacionalização do seu conteúdo).

 

Por todos esses motivos, é importante escolher a plataforma que permitirá a personalização, a automação e a integração completa dos sistemas da instituição.

 

Oferecer uma boa estrutura de EAD para os seus alunos traz vantagens também para a sua instituição de ensino. Siga lendo para saber mais!

 

Quais as vantagens de uma boa plataforma de EAD?

Redução de custos

Desde papel para documentos até as despesas com aulas, atividades e logística. Tudo isso é reduzido e muito com um bom sistema de EAD.

 

Estrutura completa de ensino

Aulas, atividades, provas, fóruns, conteúdos complementares: está tudo em um só lugar, acessível e facilitado para todos os alunos. Além de prático, otimiza o tempo de professores e alunos e elimina ruídos de comunicação e desentendimentos.

 

Certificação automatizada

A plataforma de EAD também concede a certificação automatizada para os estudantes que cumprirem os requisitos e a carga horária, uma etapa importante e eliminadora da burocracia encontrada no ensino presencial.

 

Conteúdos estruturados

A diferença também se dá na organização da aula. Os cursos repetirão um padrão, de acordo com a forma em que foram estruturados.

 

Se você se interessou pelo assunto e quer encontrar mais informações de qualidade para os seus interesses, entre em contato conosco! Podemos ajudar você nessa empreitada!

TAG

Prosa Press

VEJA TAMBÉM