podcast

A Importância dos Podcasts no Mundo dos Negócios e do Entretenimento

Os podcasts e videocasts têm se tornado cada vez mais populares e relevantes no mundo do entretenimento e da comunicação. Esses formatos de mídia, que oferecem conteúdo em áudio e vídeo, respectivamente, têm conquistado um público fiel e ávido por informação e entretenimento de qualidade.

As pessoas estão buscando formas mais dinâmicas e envolventes de consumir informações e entretenimento. Os podcasts e videocasts oferecem uma experiência única, permitindo que os ouvintes e espectadores se conectem de maneira mais profunda com o conteúdo, gerando maior engajamento e fidelidade.

Atualmente, programas de sucesso como Podpah, Flow (Estúdios Flow), Café da Manhã (Folha), Mamilos (B9), Quem Pode, Pod (Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank) e O Assunto (G1 Podcasts) batem sucessivos recordes de audiência e atraem convidados de enorme visibilidade.

Podcasts corporativos

Empresas de diversos setores de atuação também perceberam o sucesso do formato e passaram a desenvolver os seus próprios projetos com o objetivo de reforçar o posicionamento de suas marcas, ampliar o alcance do seu conteúdo, ter mais engajamento do público e fechar novos negócios.

Um bom exemplo é o projeto “Inovação em Pauta” lançado pela 3M que aborda temas relacionados à Ciência, Criatividade, Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão.

O projeto XPXT foi criado pelo empresário Rodrigo Marcondes para compartilhar conhecimento. É um podcast que entrevista executivos experientes que atuam em empresas relevantes do mercado e que compartilham suas trajetórias e experiências profissionais.

A empresa de tecnologia TUVIS também decidiu produzir conversas cheias de tecnologia, negócios, empreendedorismo, boas ideias e liderança. O TUVIS Podcast é apresentado pela jornalista Patricia Travassos que conversa com executivos de grandes empresas.

Podcast e Documentários

A Prosa Press decidiu inovar e lançar podcasts que ampliam o conteúdo de seus documentários e trazem também histórias de bastidores:

No Podcast “Inspira – um mergulho nos bastidores”, a Diretora Patricia Travassos destaca passagens marcantes das conversas com cada personagem e ainda revela deliciosas histórias dos bastidores das gravações.

Já o documentário “Inovar é um Parto” se transformou no “Inovar é um Parto Talks” com cerca de 50 episódios que ampliam o conteúdo do documentário e ainda traz entrevistas inéditas com empreendedoras de todo o Brasil. A série está disponível no YouTube, Spotify e principais agregadores de áudio.

Estes são alguns exemplos de iniciativas de sucesso de produtores de conteúdo e empresas que se jogaram na produção de podcasts e videocasts. Este é um formato dinâmico, divertido, interativo e que ainda oferece alcance global e grande potencial de engajamento do público.

Sobre a Prosa Press:

A Prosa Press é uma produtora audiovisual especializada em documentários e em projetos corporativos. Desde 2012, criamos conteúdos transformadores para todas as plataformas. Produzimos filmes, documentários originais, séries e programas de TV em parceria com plataformas, canais e empresas.

Nos últimos anos, a Prosa Press lançou os seguintes projetos:

A expertise da Prosa Press em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes que querem traduzir a transformação digital para o seu público.