Peter Diamandis - SU Global Summit 2019

Singularity University Global Summit 2019

Por Patricia Travassos e Clovis Travassos

Quando o homem será capaz de viver 200 anos?

Quando os carros autônomos serão realidade nas ruas?

Quando será possível aprender um idioma instantaneamente?

Essas perguntas recepcionam quem veio participar do Singularity University Global Summit 2019, em São Francisco, na Califórnia. O enunciado não deixa dúvida: qualquer inovação é só questão de tempo.

O Keynote de abertura do evento foi feito por Peter Diamondis, médico formado pela Harvard University e cofundador da Singularity University. A apresentação dele foi dedicada a cada uma das “10 Meta Tendências” que ele identifica neste ambiente de transformação acelerada:

  1. Abundância crescente
  2. Acelerada desmonetização e democratização
  3. Todos conectados
  4. Tudo conectado
  5. É possível saber tudo, em qualquer lugar, sempre
  6. Transporte autônomo e personalizado
  7. Inteligência aumentada
  8. Longevidade crescente
  9. Abundância de capital
  10. Energia renovável e abundante

Diamandis é bastante otimista e acredita que não haveria melhor época para se viver: “we’re living during the most extraordinary time ever in history” (estamos vivendo no momento mais extraordinário da história”). Isto porque ele acredita que as tecnologias exponenciais atualmente disponíveis nos permitem resolver problemas como nunca antes.

E ainda concluiu dizendo que “os maiores problemas do mundo são grandes oportunidades de negócios”. Portanto, é preciso saber enxergar o copo meio cheio e partir em busca das soluções.

Bate-papo com Peter Diamandis

Ao final da apresentação participamos ainda de uma sessão onde aconteceu uma interessante sessão de perguntas e respostas. Veja alguns dos assuntos abordados:

Tempo e Longevidade

O tempo pode ser um de nossos recursos mais escassos. Uma solução pode ser aumentar a nossa expectativa de vida. E já estamos a caminho disso! Segundo Diamandis, quem viver mais 50 anos poderá ter “desbloqueado o modo imortal”. Isto porque ele acredita que neste período a tecnologia será capaz de tratar doenças e reverter o envelhecimento das células garantindo a saúde para as pessoas seguirem ativas.

Cérebro na nuvem

Que tal fazer um backup do seu cérebro na nuvem? Pois ele garante que a Singularity University já está trabalhando em conjunto com o conhecido coach americano Tony Robbins nisso. Neste projeto eles pretendem catalogar tudo o que já foi escrito e dito por Tony em livros, palestras, vídeos, etc e criar uma base de conhecimento que permitirá obter respostas de uma máquina como as que o próprio Tony daria. Sensacional!!

É preciso saber perguntar

Com a evolução da Internet das Coisas, e a tremenda quantidade de equipamentos gerando dados e mais dados, será possível fazer análises de todos os tipos. Segundo Peter Diamandis, uma competência importante para o futuro “é saber fazer boas perguntas”. Com isso, é possível tirar o melhor proveito deste cenário e extrair excelentes informações das bases de dados.

Conselhos de pai para filhos

Ele diz que sempre que pode leva os filhos para a escola e aproveita o momento para conversar com eles. Quais seriam estes conselhos?

  • Busquem um propósito de vida
  • Façam boas perguntas
  • Lembrem-se de que tudo o que você faz está sendo registrado no mundo digital (e para ele, isto não é tão ruim “we’re safer when we are being watched” – estamos mais seguros quando somos observados)

Privacidade e Comportamento

Peter Diamondis acredita que a transparência (e a falta de privacidade) tem um lado positivo. Segundo ele, o ser humano tende a agir melhor quando é observado. Por isso, a transparência radical melhora o comportamento geral.

E isso foi só uma parte do primeiro dia do evento. Estamos ansiosos pelas novidades que ainda veremos nos próximos dias. Não perca!