ILMxLAB

Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos

Por Patricia Travassos

Como jornalista e roteirista eu vivo em busca do StoryTELLING perfeito. Como o impacto da tecnologia na narrativa e nos suportes disponíveis surge uma novidade: o StoryLIVING. Confesso que ainda não tinha ouvido esse termo antes. É assim que Vicki Dobbs Beck, executiva do ILMxLAB, uma divisão da Lucas Film, define o que é entretenimento imersivo.

O ponto de partida é o mesmo de sempre: uma boa história para contar. Mas os recursos para entreter e engajar estão ganhando aliados como a realidade virtual, a realidade aumentada e a mobilidade. É o casamento entre a indústria do cinema com a de games e a união do expertise em efeitos especiais dos dois lados.

O resultado disso é a possibilidade de aumentar a conexão das pessoas com a história oferecendo a elas a oportunidade de interagir com personagens virtuais e ter uma experiência holística (em multiplataformas) que estimulas os cinco sentidos e estimula uma diversão diferente com os amigos e a família.

Imagine ser capaz de entrar na tela do cinema e sentir o perfume do protagonista, o vento, o clima do filme. Poder pisar no mesmo tipo de terreno e sentir o frio ou o calor da cena.  É mais dos que o cinema 4D. A proposta é experimentar, explorar, expandir e curtir (experience, explore, expand, excite).

No segundo dia do GTC 2019, entre outras amostras de produções imersivas, Vicki exibiu o making of da video-instalação assinada pelo premiado diretor Alejandro Iñarritu: Carne Y Arena feita com não-atores para garantir ainda mais autenticidade ao resultado:

Para Vicki, a tecnologia propõe uma transformação da nossa relação com o entretenimento do mesmo modo a nossa relação com a própria realidade está mudando. Segundo ela, não estamos distantes do dia em que cada um de nós estará acompanhado de um amigo virtual (visível aos devices tecnológicos).

Por falar em devices, a executiva de George Lucas acredita que devemos integrar todas as tecnologias num único aparelho: primeiro os óculos de realidade virtual e aumentada, depois as lentes de contato conectadas e mais adiante, implantes devem estar disponíveis.

Achei, no mínimo, um cenário inspirador para muitas histórias que estão por vir.

O canal do YouTube do ILMxLAB vale uma visita!

Leia também:

Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança

Um lugar onde criamos o que os outros pensam que é ficção científica

Fomos ali dar uma voltinha no futuro

https://www.youtube.com/channel/UCB6O3Ak-3Y14B8N4s8YCFaQ