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Confira o case do Airbnb e suas lições para o marketing

Você provavelmente já ouviu falar do Airbnb, case importantíssimo que envolve empreendedorismo, economia compartilhada, negócios digitais, e claro, marketing. A plataforma de hospedagem já se consagrou no mercado e demonstra como a criatividade e a iniciativa são as chaves para iniciar qualquer marca de sucesso.

Tudo começou com uma ideia, aparentemente maluca, de possibilitar que as pessoas abrissem as suas próprias casas para hospedar desconhecidos. A iniciativa, que parecia absurda há muitos anos, se transformou num negócio que movimenta bilhões de dólares, incomoda redes hoteleiras tradicionais e virou um dos principais cases da economia compartilhada.

A ideia evoluiu muito ao longo destes últimos anos. Atualmente, a Plataforma oferece hospedagem e experiências em cidades grandes, cidades do interior, na praia ou no campo.

O que é o Airbnb?

O Airbnb é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.

Uma rápida busca no site ou no aplicativo móvel pode trazer lugares muito charmosos ou mesmo hospedagens bem econômicas (tudo depende do seu orçamento). Vale a dica de olhar os “reviews” dos hóspedes recentes com muita atenção para aumentar as chances de uma boa escolha (vale destacar que esta é outra tendência na economia compartilhada).

O Airbnb oferece um processo de reserva prático, rápido e seguro para turistas de todo o planeta. Além disso, pode ser uma ótima opção para os proprietários (anfitriões ou hosts), que desejam anunciar seus imóveis.

Como surgiu o Airbnb?

Em dificuldades para conseguir dinheiro para suas despesas, dois jovens americanos decidiram aproveitar um evento que acontecia na cidade deles, São Francisco, na Califórnia, para oferecer seu apartamento para hospedagem. Sem querer recorrer aos sites de anúncios populares nos Estados Unidos, ele optaram por criar o próprio site, em que ofereciam “Air Bed and Breakfast”, ou seja, hospedagem e café da manhã.

Essa foi a faísca inicial do que veio se tornar o Airbnb. O lançamento oficial aconteceu em 2008 durante a SXSW (eles conseguiram fazer 2 reservas!). De lá para cá, as conquistas tem sido incríveis e os números são cada vez mais impressionantes:

  • presentes em 220 países e mais de 100 mil cidades (Dez/23)
  • +de 1,5 bilhões de reservas (até Dez/23)
  • +de 5 milhões de anfitriões (até Dez/23)
  • Airbnb realizou seu IPO em dezembro de 2020 (em plena Pandemia!?!)
  • Valor de mercado: $87,7 bilhões (Dez/23)

A expansão do Airbnb também trouxe desafios, especialmente em relação a algumas cidades que têm ficado descontentes com a plataforma, alegando pressão na disponibilidade e acessibilidade habitacional. Por exemplo, Nova York começou a aplicar regulamentações em setembro de 2023 que o Airbnb chamou de “um banimento de fato de aluguéis de curto prazo”.

Antes da aplicação das regulamentações, autoridades da cidade de Nova York estimaram cerca de 10.800 listagens do Airbnb, gerando uma receita líquida estimada em US$ 85 milhões em 2022. Embora US$ 85 milhões possam parecer relativamente pequenos em relação à receita anual de US$ 9,9 bilhões do Airbnb, a preocupação é que mais cidades rejeitem ou tornem mais rígidas suas leis sobre aluguéis de curto prazo.

Qual é a importância da economia compartilhada?

O Airbnb é um dos principais cases da economia compartilhada, conceito amplo que classifica, entre outros, negócios horizontais, ou seja, em que a transação se dá de forma “horizontal” entre consumidor e prestador de serviços. O relacionamento é baseado no uso, sem intermediários formais.

Como funciona o marketing do Airbnb?

Como uma empresa inovadora, o Airbnb aposta na experiência do usuário para gerar valor e firmar sua posição no mercado. A seguir, listamos algumas estratégias de marketing utilizadas pela empresa:

1) Parcerias: ao longo de sua história, o Airbnb desenvolveu parcerias com companhias aéreas, operadoras de celular, empresas de limpeza, redes de livrarias e até mesmo com governos. Algumas destas parcerias foram capazes de despertar muita curiosidade e “buzz” nas mídias digitais. Afinal, quem não se imaginou passando uma noite no Maracanã?

2) Influenciadores e Celebridades: Dentro de sua estratégia de publicidade e branded content, o Airbnb convida celebridades para se hospedarem em suas acomodações e divulgarem isso em suas redes sociais.

Presença nas redes sociais: Produzindo conteúdo relevante, incluindo vídeos para redes sociais, o Airbnb possui perfis relevantes nas principais redes sociais com milhões de seguidores. Além disso, possuem uma parceria com o Google para implementar uma estratégia agressiva de anúncios em seu processo de Inbound Marketing.

3) Qualidade das imagens: a qualidade das imagens dos anúncios podem ser fundamentais no momento em que alguém está no meio do processo de reserva de uma acomodação. Por isso, os anfitriões são estimulados a utilizar fotos de boa qualidade e, caso não consigam, podem contar com uma rede de fotógrafos freelancers do próprio Airbnb para fazer imagens atrativas.

4) Comunidade: o Airbnb é muito mais do que uma plataforma de reservas de quartos. Ele é uma comunidade. Com isso, é possível conferir a reputação de anfitriões e turistas, o que ajuda a elevar a confiança na hora de concluir uma reserva. Para isso, eles encorajam que as pessoas preparem perfis bem detalhados, façam avaliações detalhadas ao término de suas estadias e incentiva a boa comunicação entre as partes durante todo o período.

5) Mobilidade e Conveniência: a mobilidade é importante para o mercado do turismo. Em certos momentos, é muito importante poder encontrar uma acomodação rapidamente e na tela do seu celular. O Airbnb conseguiu oferecer ótimos recursos mobile e tem ótima audiência neste canal.

6) Programa de Recompensas: o Airbnb oferece descontos para quem indica a plataforma para seus amigos ou incentivos para os turistas também se transformem em anfitriões. Isto ajuda a ampliar a base de usuários e de opções.

7) Estilo de Vida: usar o Airbnb pode ser parte de um novo estilo de vida onde a propriedade é substituída pela praticidade de poder “ter um quarto em qualquer lugar do mundo”.

Como engajar os funcionários?

O Airbnb ainda busca engajar seus funcionários por meio de sua cultura corporativa utilizando a comunicação interna e o endomarketing. A cultura é baseada em valores e na confiança nas pessoas. “Quanto mais forte for a cultura, mais se pode acreditar que as pessoas fazem o que é certo com independência e autonomia.”

Recentemente, o CEO do Airbnb, Brian Chesky, anunciou uma nova política de trabalho flexível gerando bastante repercussão e debates. Esta mudança de política, permitindo que os funcionários “vivam e trabalhem em qualquer lugar”, pode ser um forte impulsionador de engajamento.

Essa mudança provavelmente criou um senso de liberdade e confiança entre os funcionários, dando-lhes a flexibilidade de escolher onde desejam trabalhar. A capacidade de trabalhar remotamente ou de escolher locais diferentes para viver e trabalhar pode aumentar significativamente a satisfação e o comprometimento dos funcionários.

Além disso, o anúncio de Chesky pode ter estimulado a curiosidade e o entusiasmo dos funcionários em relação às novas possibilidades que a empresa oferece. Além disso, a empresa também está fortalecendo seu vínculo com os funcionários, incentivando sua autonomia e flexibilidade. Esses são fatores-chave que contribuem para um ambiente de trabalho engajado e produtivo.

Sobre a Prosa Press:

A Prosa Press é uma produtora audiovisual especializada em documentários e em projetos corporativos. Desde 2012, criamos conteúdos transformadores para todas as plataformas. Produzimos filmes, documentários originais, séries e programas de TV em parceria com plataformas, canais e empresas.

Nos últimos anos, a Prosa Press lançou os seguintes projetos:

A expertise da Prosa Press em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes que querem traduzir a transformação digital para o seu público.