Você provavelmente já ouviu falar do Airbnb, case importantíssimo para aprender sobre empreendedorismo, economia compartilhada, negócios digitais, e claro, marketing. A plataforma de hospedagem já se consagrou no mercado e demonstra como a criatividade e a iniciativa são as chaves para iniciar qualquer marca de sucesso. Hoje, vamos conferir o que a história de uma das startups mais bem-sucedidas do mundo pode ensinar.

Antes vamos explicar brevemente como surgiu essa ideia, aparentemente maluca, de possibilitar que as pessoas abram suas propriedades e imóveis para hospedar turistas. A iniciativa, que parecia absurda há muitos anos, se transformou no negócio que gera milhões de dólares, incomoda redes hoteleiras tradicionais e estabelece novos parâmetros de entendimento sobre economia compartilhada.

Isso sem falar nos ganhos para proprietários, que lucram com seus aluguéis de forma fácil, e na alegria dos turistas, que têm uma opção a mais para se hospedar.

Como surgiu o Airbnb?

Em dificuldades para conseguir dinheiro para suas despesas, dois jovens americanos decidiram aproveitar um evento que acontecia na cidade deles, São Francisco, na Califórnia, para oferecer seu apartamento para hospedagem. Sem querer recorrer aos sites de anúncios populares nos Estados Unidos, ele optaram por criar o próprio site, em que ofereciam “airbed and breakfast”, ou seja, hospedagem e café da manhã.

Essa foi a faísca inicial do que veio se tornar o Airbnb. O lançamento oficial foi em 2008. Quatro anos depois, eles já tinham batido a marca de 10 milhões de reservas.

Qual é a importância da economia compartilhada?

O Airbnb é um dos principais cases da economia compartilhada, conceito amplo que classifica, entre outros, negócios horizontais, ou seja, em que a transação se dá de forma “horizontal” entre consumidor e prestador de serviços. O relacionamento é baseado no uso, sem intermediários formais.

Como funciona o marketing do Airbnb?

Como uma empresa inovadora, o Airbnb também lida com seu marketing de maneira visionária, apostando no produto para gerar valor e firmar sua posição no mercado. Nenhum hotel consegue oferecer o que o Airbnb oferece. A empresa aposta, por exemplo, na valorização do turismo local. Nas grandes cidades, há parcerias com guias turísticos, que preparam roteiros exclusivos para os hóspedes.

Além disso, o site é orientado para a valorização do conteúdo: os anfitriões são estimulados a utilizar fotos de boa qualidade, e, caso não consigam, podem contar com uma rede de fotógrafos freelancers do próprio Airbnb para fazer imagens atrativas. Há informações sobre as principais cidades, dicas e roteiros por categoria — família, viagem rápida ou viagem sozinho. Ou seja, o site é um ambiente em que o usuário encontra muito mais do que o serviço, o que acaba gerando bons resultados de marketing.

Por fim, o Airbnb implanta ações de employee experience, ou seja, gestão inteligente de pessoal, o que a fez conquistar um dos pontos mais altos nas listas de melhores lugares para trabalhar. Você sabia que os funcionários ganham créditos para viagens?

São fatores assim que fazem com que a ideia de dois jovens, que parecia descompromissada e sem futuro, conseguir, em 2016, o valor de mercado de R$ 30 bilhões. É bom ficar de olho em suas inovações e apostas de negócios!

Mais do que lucro, o Airbnb é um case dos mais importantes na atualidade e transformou a relação das pessoas com suas viagens e acomodações.

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