Entenda e domine esse conceito

Você sabia que mesmo treinando e capacitando seu pessoal é possível não alcançar o retorno desejado? Entender o que é pedagogia empresarial e saber aplicá-la nesse contexto pode ser o xeque-mate da estratégia de T&D corporativo.

Essa inovação pode elevar de forma significativa o desempenho e o potencial de execução de serviços por parte dos colaboradores e transformar a sua educação corporativa.

Entenda agora esse conceito de pedagogia.

O que é pedagogia empresarial?

A pedagogia, no contexto empresarial, aplica os seus princípios, conhecimentos e métodos ao campo das organizações. É uma ciência voltada para o aprendizado humano e melhoria da absorção de informações.

Esse conceito vai além do simples treinamento e desenvolvimento de pessoal. Com uma visão mais abrangente, a pedagogia empresarial alinha as metas da empresa com os objetivos pessoais do colaborador.

Por meio de treinamentos e capacitações, a pedagogia empresarial melhora o desempenho e a produtividade dos colaboradores, promovendo mudanças comportamentais e otimizando as relações e interações.

Quais as principais vantagens da pedagogia empresarial?

Atualização contínua, aperfeiçoamento e inovação. A pedagogia empresarial domina esses três conceitos e os aplica na educação empresarial. A adoção dessa estratégia garante a relevância e a competitividade da organização.

Não se trata apenas de treinar e desenvolver o colaborador, mas também de torná-lo motivado e, ao mesmo tempo, desenvolver seu senso crítico em relação ao próprio trabalho, sabendo equilibrar seus interesses pessoais e metas organizacionais.

Seguindo essa linha estratégica, a pedagogia empresarial gera uma série de vantagens, como:

  • desenvolvimento de novas competências;
  • geração de novos insights;
  • maior possibilidade de desenvolvimento;
  • maior envolvimento e assertividade em decisões estratégicas;
  • aumento do sentimento de realização do colaborador.

Como você pode observar, todas as vantagens estão diretamente relacionadas à gestão de pessoas — um dos aspectos mais importantes para a produtividade da empresa.

Qual a importância de um profissional da área?

O pedagogo empresarial reconstrói conceitos analíticos da competência profissional, tais como criatividade, senso crítico, espírito de equipe, entre outros. Planejamento, elaboração e aplicação de didáticas e metodologias também são tarefas desse profissional.

A constatação de que o T&D corporativo deve ser contínuo e eficaz presume um sistema de capacitação forte e inteligente. O pedagogo empresarial lidera esse sistema e garante continuidade, além de desenvolver, aprimorar e descobrir novos talentos.

Além disso, o pedagogo empresarial trabalha em parceria com o gestor da empresa. Essa união favorece o alinhamento dos objetivos organizacionais com as necessidades de treinamento.

Por que RH e pedagogia empresarial devem andar juntos?

Mais uma parceria que garante o sucesso de seu sistema de treinamento, é fundamental que o gestor de RH esteja totalmente harmonizado com o pedagogo.

A troca de informações e ideias entre esses profissionais permite enriquecer a capacitação dos colaboradores, permitindo uma série de vantagens:

  • contribuição no desenvolvimento das equipes;
  • trabalho voltado à performance e ao conhecimento;
  • oferta de treinamentos adequados;
  • e outras relacionadas.

O famoso “CHA” (conhecimentos, habilidades e atitudes) representa um importante trabalho a ser desenvolvido pelo gestor de RH. A pedagogia empresarial desenvolve e aprimora esses conceitos, aumentando a qualidade da gestão de pessoas.

Viu como esse conceito é central no sistema de capacitação da sua empresa? Adotar esse tipo de profissional pode garantir a sobrevivência e a continuidade do T&D corporativo. Por isso é fundamental convencer a diretoria sobre essa implementação.

A implantação dessa forma de trabalho encontra alguma resistência por ser relativamente cara. Porém, é possível reduzir drasticamente o valor investido por meio de uma implantação de treinamentos online.

Agora que você já sabe o que é pedagogia empresarial, o próximo passo é garantir a sua implantação por meio de um sistema muito mais barato e flexível, como o treinamento EAD corporativo.

TAG

Prosa Press

VEJA TAMBÉM