A Prosa Press é uma Produtora de Documentários com diversos projetos lançados em 2022 e 2023

Conheça os projetos autorais da Prosa Press

A Prosa Press é uma Produtora de Documentários que cria e desenvolve projetos relacionados a “Inovação”, “Empreendedorismo”, “Comportamento” e outros temas contemporâneos. Nossos projetos são desenvolvidos para TV, Plataformas de Streaming e Internet. Conheça agora alguns dos nossos projetos:

Ecossistemas de Inovação

Um filme que cruzou o Brasil para descobrir onde brota a inovação capaz de criar soluções para problemas locais e globais.

Pessoas, tecnologias, investimentos e conhecimentos que se conectam para transformar o futuro e melhorar a vida das pessoas.

Viajamos cerca de 20 mil km para conhecer alguns dos principais Ecossistemas Brasileiros de Inovação :

  • Porto Digital – Recife/PE
  • Tecnopuc e Instituto Caldeira– Porto Alegre/RS
  • Rota da Inovação– Florianópolis/SC
  • G10 Favelas – São Paulo/SP
  • Parque Tecnológico – São José dos Campos/SP
  • Unicamp – Campinas/SP
  • Distrito de Inovação, Tech hub Manaus, Sidia – Manaus/AM
  • Vale da Eletrônica – Santa Rita do Sapucaí/MG

Veja o trailer do filme lançado em 2023:

Educação Presente para o Futuro

Como melhorar a qualidade da educação, o prazer no aprendizado e reduzir a evasão escolar no Brasil?

Diante dos desafios educacionais que crescem diariamente no país, a solução é conectar a sala de aula às diversas realidades do entorno das escolas, usando metodologias que colocam o aluno como protagonista da sua formação.

Mas não se engane: não existe uma única fórmula mágica para resolver condições tão contrastantes nas quais a educação está inserida. Existem sim múltiplas pedagogias inovadoras que, combinadas de acordo com cada contexto, podem estimular estudantes a seguir buscando conhecimento e desenvolvendo habilidades para criar seu próprio futuro. Com o uso da tecnologia,  os resultados são ainda melhores e mais rápidos. 

É isso que o Documentário Educação Presente para o Futuro comprovou durante meses de pesquisa e gravação de dezenas de entrevistas com especialistas em educação, gestores, professores e principalmente jovens estudantes de escolas públicas e particulares de norte a sul do país.

Veja o trailer do filme que foi lançado em 2022 e está disponível na Globoplay:


Inovar é um Parto

O documentário “Inovar é um parto”, dirigido por Patricia Travassos, reúne empreendedoras que fundaram startups e conseguiram escalar propósito. São plataformas digitais que combatem a insegurança alimentar, a violência doméstica, a pobreza menstrual e o preconceito racial. As soluções que elas criaram buscam ainda a inclusão digital, a saúde mental e a representatividade, além de focar na sexualidade e no prazer feminino.

Empreender com foco em problemas menosprezados pela sociedade transforma essas fundadoras de startups em ativistas que trabalham para curar nossas maiores dores, mergulhando num verdadeiro “oceano azul”. No mundo dos negócios, esse é um jargão que sugere “um mar de oportunidades”, com pouca concorrência e grandes desafios. Por isto, quem conduz a narrativa do filme é a navegadora Tamara Klink – a mais jovem brasileira a cruzar o Atlântico sozinha num veleiro.  Com uma linguagem poética, ela compartilha as emoções que viveu durante a travessia: solidão, insegurança e coragem, em sintonia total com a jornada empreendedora.

Reunir todas essas personagens num filme resulta no retrato de um movimento potente, formado por uma rede de mulheres fortes, lindamente conectadas. Uma verdadeira revolução para a sociedade brasileira.

Veja o trailer do filme que foi lançado em 2022 e está disponível na Globoplay e na Plataforma Looke:


Revolução Agro

Um documentário que explora como a tecnologia pode ajudar a transformar o agronegócio brasileiro, aumentando a produtividade e reduzindo o impacto ambiental no planeta

Visitamos alguns dos principais ecossistemas brasileiros ligados ao agronegócio, destacando as últimas inovações tecnológicas que estão transformando a produção agrícola no país.

Através de entrevistas com fundadores de startups, pesquisadores e especialistas em tecnologia agrícola, o filme apresenta como a adoção de novas tecnologias pode aumentar a produtividade no campo, reduzir o uso de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais ao planeta.

O documentário mostra como drones, inteligência artificial e outras soluções digitais estão ajudando os produtores a monitorar o solo, prever o clima, otimizar o uso de insumos e fertilizantes e reduzir o desperdício de água.

Além disso, o filme aborda a importância da preservação da biodiversidade em áreas agrícolas e como os ecossistemas locais podem ser beneficiados por práticas sustentáveis.

Com belas cenas de paisagens naturais e imagens aéreas de todas as regiões do Brasil, o documentário mostra como a tecnologia está transformando o setor agrícola no Brasil e como os produtores estão encontrando maneiras de equilibrar a produtividade com a preservação do meio ambiente.

Veja o trailer do filme que será lançado em 2023:

https://vimeo.com/816701630/9923dfe4c3?share=copy

Inspira

Quem o inspira? E você, inspira quem?

As conexões humanas que trazem inovações para nossas vidas são o ponto de partida do documentário Inspira  (70 minutos de duração), com direção de Patricia Travassos e produção da Prosa Press.

Você já parou para pensar nos encontros da sua vida que foram capazes de mudar suas escolhas, seus caminhos e até de transformar o seu destino?

O filme conecta 10 personalidades das artes, da ciência e do pensamento brasileiro numa narrativa poética, formando uma rede de pessoas com trajetórias inspiradoras. Trajetórias que nos estimulam a pensar (e a sentir) no lugar de cada um e principalmente no do outro. Como as potências individuais podem contribuir para reforçar o coletivo, numa sociedade mais diversa e igualitária que sonhamos?

Estamos todos conectados. Como as águas do mar que encontram a chuva. Como o rio que deságua em cachoeira, somos todos correnteza e, quando estamos juntos, ganhamos força e ampliamos nosso olhar sobre a vida! 

Para usar uma metáfora, a inspiração pode ser entendida como uma pedrinha lançada na água, que provoca ondas em 360 graus. Os altos e baixos das ondas reverberam e levam mudanças por onde passam. Nossos personagens também. São eles: Ailton Krenak, Lenine, Itamar Vieira Junior, Marcia Barbosa, Julia Rocha, Paola Antonini, Os Gêmeos, Flaira Ferro, Clarice Niskier e Thiago Ventura.

Veja o trailer do filme que foi lançado em 2022 e está disponível na Plataforma Looke:

Tudo é relativo

Será que somos um povo com ética flexível? E se somos, por que? Com situações ficcionais “Tudo É Relativo” explora os dilemas mais comuns da sociedade brasileira e o que nos leva à chamada ética da conveniência.

A série tem como tema a ética hoje em nosso país e o comportamento dos brasileiros – bem como suas consequências – diante de diferentes situações em que, cotidianamente, estamos imersos.

Assista ao Vídeo Promo que explica o Projeto:


Sobre a Prosa Press:

A Prosa Press é uma produtora audiovisual especializada em documentários e em projetos corporativos. Desde 2012, criamos conteúdos transformadores para todas as plataformas. Produzimos filmes, documentários originais, séries e programas de TV em parceria com plataformas, canais e empresas.

Nos últimos anos, a Prosa Press lançou os seguintes projetos:

A expertise da Prosa Press em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes que querem traduzir a transformação digital para o seu público.