Ensino a distância no Brasil: uma solução fundamental e em crescimento

Branding: construção e gestão de marca de um negócio de sucesso
17 de setembro de 2018
Storytelling: o que é e para que serve?
20 de setembro de 2018

Já imaginou obter um certificado de um curso com a qualidade Harvard Business School aqui mesmo no Brasil? Acredite!

 

 

 

Já imaginou obter um certificado de um curso com a qualidade Harvard Business School aqui mesmo no Brasil? Acredite! No ensino a distância, essa é apenas uma entre milhares de soluções tecnológicas possíveis.

Essa conquista ousada e inteligente partiu de Patricia Travassos, mais uma brasileira de sucesso que nos trouxe orgulho. E é uma experiência como essa que nos faz refletir positivamente sobre o quanto nós podemos crescer e evoluir online.

Confira agora um pequeno panorama sobre a evolução da tecnologia EAD no Brasil.

O que é EAD?

A sigla EAD significa “ensino a distância” e, basicamente, representa uma plataforma de tecnologia virtual que permite a estruturação de cursos totalmente online.

A interação com o aluno pode ocorrer por meio de textos, imagens e vídeos, todos disponibilizados de forma online. Desde a matrícula até as avaliações e a emissão de certificados.

A ferramenta pode ser reconhecida como uma excelente opção de democratização do ensino, pois proporciona mais flexibilidade e economia em relação ao ensino presencial.

A origem da ideia ocorreu antes mesmo do final do século XIX, por meio de cursos profissionalizantes oferecidos por correspondência.

Desde essa época até o ano de 2018, o ensino remoto passou pelo rádio e pela televisão até chegar à internet, onde encontrou a tecnologia ideal para o seu melhor desenvolvimento.

Qual é a tendência da tecnologia online?

Não é difícil convencê-lo de que a principal tendência é de crescimento. E junto com esse crescimento, cada vez mais credibilidade.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) detalhou, por meio do seu último relatório analítico 2016/2017, o crescimento da tecnologia online em instituições privadas de ensino e corporativas.

As empresas de tecnologia têm alocado seus profissionais para aumentar a segurança online. E ferramentas que inibem pirataria e invasões têm contribuído para que as organizações usufruam desse universo com mais confiabilidade.

Uma plataforma profissional pode impedir cópias indevidas de conteúdo, garantindo assim a segurança dos materiais corporativos disponibilizados.

Outra tendência é o crescimento do acesso móvel impulsionando estratégias de negócio a serem estruturadas a partir dessas bases.

Como essa tecnologia cresceu no Brasil?

No mundo inteiro, o tempo cada é cada vez mais considerado como um recurso escasso. E no Brasil não tem como ser diferente. Além, é claro, da busca de maior economia financeira.

Não é difícil compreender que uma comparação com o ensino presencial eleva o EAD como uma solução muito mais viável. A ferramenta é mais cômoda, flexível e econômica.

Além disso, especificamente na educação brasileira, contribuíram para a credibilidade dessa modalidade o reconhecimento do MEC e alguns programas de governo, como o ProUni oferecendo bolsas em graduações online.

Diversas empresas perceberam o EAD como uma excelente oportunidade de negócios e também começaram a aderir à tecnologia para educações corporativas e outras soluções online.

Continue a leitura e descubra algumas vantagens que o EAD oferece em soluções corporativas.

Como o EAD contribui nas empresas?

A urgência e a boa administração dos recursos disponíveis são superdimensionadas no ambiente empresarial. O mercado corporativo é muito intolerante a erros ou lentidões.

A tecnologia EAD favorece, então, o aumento da competitividade e da produtividade, Além de facilitar a atualização e a inovação. Isso apenas para citar algumas das principais palavras-chave onde o EAD pode atuar poderosamente.

Veja agora 5 motivos para investir mais nessa tecnologia.

Acesso flexível

A falta de tempo para realizar tudo que precisamos e de colaboradores disponíveis para os projetos são problemas enfrentados por muitos gestores de RH.

Solucione isso oferecendo treinamento aos seus colaboradores diretamente em suas estações de trabalho. A tecnologia EAD também possibilita o acesso em qualquer momento.

Assim, é possível conceder autonomia ao funcionário para que ele determine o momento mais propício à prática do treinamento, sem interromper a sua produtividade diária.

Investimento acessível

Oferecer soluções online em horário de expediente também pode representar uma boa redução de custos. Cursos fora de horário podem contar como trabalho e demandar o pagamento de horas extras.

Treinamentos presenciais necessitam de deslocamentos, coffee break, estrutura adequada etc. É claro que isso encarece o investimento e aumenta riscos de alocações fora de expediente.

É preciso perceber economia também pela perspectiva de redução de esforço. Todo esse levantamento de estrutura demanda mais tempo e, por consequência, mais dinheiro.

Descarte todo esse esforço aderindo à tecnologia online.

Alcance expressivo

Não há barreiras geográficas na tecnologia online. Isso resolve o problema das organizações com diversas filiais espalhadas pelo Brasil que tem dimensões continentais, por exemplo.

Disponibilize o mesmo conteúdo a todos os colaboradores de forma segmentada. Gere atualizações instantâneas, alcançando quem você quiser e quando quiser.

O ensino a distância também permite o uso das tecnologias móveis. Dessa forma é perfeitamente possível alcançar os colaboradores em celulares, smartphones ou tablets.

A experiência móvel aumenta o contato do colaborador com a solução online, trazendo uma forma mais cômoda e amigável aos funcionários.

Lembre-se de que também é possível alcançar melhor o seu público alvo como um cliente externo. Isso gera retorno, como o aumento de reconhecimento da marca. Já pensou em oferecer franquias digitais?

Comunicação facilitada

Mensagens eletrônicas, chamadas de áudio ou de vídeo são algumas das possibilidades que podem melhorar a interatividade entre líderes e colaboradores.

Pense em uma comunicação interna mais prática e ágil. Com registro mais acessível e menos ruídos.

Versatilidade metodológica

Esqueça a rigidez estrutural do ensino presencial. No EAD corporativo você pode explorar várias possibilidades como áudios, videoaulas, webconferências, jogos digitais e outros.

Vários gestores têm percebido a oportunidade de explorar melhor os seus treinamentos por meio da disponibilização de conteúdos em vídeos.

A experiência em vídeos pode aumentar a riqueza dos seus conteúdos. A atratividade é muito mais eficaz por meio dessa tecnologia.

Os vídeos envolvem melhor as pessoas, sejam colaboradores ou clientes externos, e aumentam as possibilidades de vendas ou de sucesso em um treinamento corporativo.

Uma edição de vídeo representa um trabalho mais minucioso e requer profissionais competentes para sua realização. Essa responsabilidade deve ser entregue a uma empresa de confiança.

Porém, esse investimento pode resultar em um belo retorno de imagem. Essa tecnologia pode trazer uma experiência mais envolvente e melhorar o reconhecimento da sua gestão.

Chegamos ao final do nosso artigo! Esperamos ter oferecido um panorama bem completo sobre as possibilidades de aproveitamento que você pode ter por meio do ensino a distância. Compartilhe em suas redes sociais e mantenha seus amigos informados!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.