Atingir as metas de um negócio é o que motiva todo empresário e dá sentido à existência de qualquer empreendimento. Não há segredos aqui: para conseguir bons resultados, é preciso muito esforço, estudo, perspicácia e senso de oportunidade. Isso tudo sem falar, é claro, de uma equipe de vendas afinada e pronta para qualquer desafio.

Neste artigo, iremos abordar alguns dos principais segredos para alavancar as vendas, sempre tendo em mente que são as pessoas que irão fazer a diferença no processo. Portanto, o cuidado com as contratações, treinamento e motivação da equipe é o primeiro pilar de um empreendimento de sucesso e isso não deve ser esquecido. Continue lendo para entender melhor.

Conhecer o produto e o cliente

O primeiro passo é ter domínio absoluto sobre tudo o que o seu produto proporciona, além de ter em mãos um perfil claro do cliente-alvo do seu negócio. Essas informações devem estar no plano de negócios, de tão importantes que são.

Somente conhecendo todas as capacidades e possibilidades daquilo que a sua empresa oferece você consegue apresentar dados e argumentos provando que o produto é sim indispensável. Isso passa, é claro, por ter em mãos algo de qualidade e excelência para ofertar.

Feito isso, é preciso definir a sua “persona” . Quem é a pessoa para quem você quer vender? Quais são seus interesses e seus problemas a serem solucionados?

Para chegar na sua “persona”, é preciso muita pesquisa e estudo, mas ter isso claro evita o desgaste de tentar atingir públicos que não estão interessados no que você tem a oferecer.

O esforço é compensado por uma relação mais afinada com aqueles que realmente interessam para o seu negócio e, a partir daí, para o desenvolvimento de uma relação de confiança com o cliente, que manterá a preferência pela sua marca.

Mas antes, algo muito importante precisa ser considerado: a equipe de vendas.

Montar uma equipe de vendas infalível

As informações sobre o produto e a “persona”não servem de nada nas mãos de uma equipe de vendas desarticulada, desestimulada e despreparada. O gestor que deseja aumentar o alcance dos negócios precisa entender que criar a melhor equipe de vendas é o primeiro passo para alcançar as metas.

É claro que essa não é uma tarefa fácil. No mundo competitivo e complexo em que vivemos, encontrar as pessoas com a personalidade ideal para integrar um time de desafios pode ser complicado. Mas não esqueça que são as pessoas que fazem a empresa e que não dá pra economizar na contratação de funcionários, pois são eles que a moverão para frente. Por isso, fique atento às dicas a seguir:

Montar um time orientado para as metas

Primeiro passo é: selecionar pessoas com o perfil alinhado ao do negócio, e mais do que isso, inspirados e orientados para o cumprimento de metas e para a entrega de resultados. Formação, experiência e bagagem são importantes, é claro. Mas o contratante precisa estar atento ao perfil de superação dos indivíduos, fundamental para o fechamento de mais contratos.

Gerenciar os talentos que você conseguiu para a empresa

O passo seguinte é gerenciar as pessoas que compõem o time, de maneira que elas tenham tudo aquilo que precisam para conquistar os clientes, e dessa forma, fazerem os índices de venda e lucro subirem. Mas como isso acontece na prática?

É um desafio complexo, que envolve evitar a fuga de talentos, abrir espaço para discussões e melhorias e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro, por exemplo. Outro segredo? Motivar os vendedores, através de índices de desempenho avaliados por metas periódicas batidas que estimulem a competição saudável e agregadora.

Não esqueça que os seus funcionários são pessoas complexas, com características únicas de personalidade, e que devem ser constantemente estimulados a fazerem o melhor de acordo com os próprios recursos. O resultado disso? Os gráficos de venda crescendo ainda mais, a empresa acumulando feitos e todo felizes e realizados.

Acompanhar o desempenho de cada membro do time

Com toda a política de gerenciamento de equipe pronta e em curso, é hora de criar métricas de avaliação e acompanhamento do desempenho. Cada negócio tem a sua forma de mensuração mais adequada e é preciso encontrar a que se adequa melhor para o seu caso.

Criar gráficos semanais sobre o número de clientes atendidos, contabilizar as reuniões realizadas ou levar em conta o número de contatos feitos com possíveis compradores: eis algumas das opções que podem ser adotadas nas métricas do seu negócio.

O importante é incorporar essas mensurações ao dia a dia da empresa. Com o acúmulo desse tipo de dados, é possível identificar as estratégias que vêm dando certo, e aprimorá-las. Da mesma forma, as estratégias não tão bem-sucedidas ficarão evidentes, e aí é só investir em novas práticas para transformar o esforço em resultado.

Treinar o pessoal

Por fim, lembre-se que o investimento em treinamento nunca é em vão. Equipes que estão em dia com as novidades do mercado e que dominam as ferramentas necessárias para o bom desempenho trabalham melhor, não é mesmo?

São diversas as opções de treinamentos, tais como aulas, palestras, workshops e demais ações voltadas para a qualificação da mão de obra. É um investimento em médio prazo: assim que o seu pessoal dominar as novas técnicas e conhecimentos e aplicá-los nos processos de vendas, o negócio crescerá de forma natural, orgânica, e o mais importante: duradoura. Afinal, conhecimento não se perde e leva todos os envolvidos adiante.

Com a equipe motivada, treinada, e os gráficos de desempenho em ascensão, chegará a hora de ampliar a meta e trabalhar na persecução de novos resultados.

Sim, porque de nada adianta o esforço para atingir um determinado índice se a empresa seguir estagnada nele. Novas metas são, em si, um elemento motivador, e devem estar sempre no horizonte do empresário e dos funcionários.

Agora que você já sabe tudo sobre como atingir suas metas e como criar e manter a melhor equipe de vendas que um empresário pode sonhar, que tal seguir os nossos canais nas redes sociais? Estamos no Facebook e YouTube, sempre produzindo conteúdos tão especiais quanto este para ajudar você e o seu negócio a irem mais longe!

TAG

Prosa Press

VEJA TAMBÉM