Keynote Jensen Huang

Novas possibilidades em Inteligência Artificial e Machine Learning

O palco do Keynote mais importante do GTC2019 foi montado na quadra esportiva da Universidade de San Jose, Califórnia. Lugar perfeito para inspirar jovens a se tornarem cientistas de dados – “são eles que transformam a infinidade de dados disponível hoje em informação útil”, afirmou Jensen Huang. As arquibancadas ficaram cheias para ver o CEO da Nvidia falar sobre as novidades em inteligência artificial – “área da computação que cresce mais rápido no mundo atualmente”. Carismático, o executivo em sua jaqueta de couro, anunciou lançamentos, conquistas e novidades:

  • Huang reforçou a importância da colaboração para a contínua evolução da arquitetura do chip, dos sistemas, dos algoritmos e das aplicações. Com isso, o ecossistema vem crescendo de maneira acelerada. Já são mais de 1,2 milhão de desenvolvedores, 125 sistemas que utilizam a computação acelerada dentre os 500 supercomputadores mais potentes, e mais de 600 aplicações “powered by Nvidia”
  • A Mallanox, designer de chips israelense e líder em computação de alta performance foi anunciada há poucos dias como a mais recente aquisição da empresa numa clara aposta na ampliação dos negócios de data centers.
  • Foram anunciadas parcerias com Dell, HP e Lenovo para o lançamento de Workstations de alta performance. Os equipamentos utilizarão sistemas dedicados para data analytics, machine learning e deep learning e pelas novas GPUs Nvidia e pela biblioteca de aceleração CUDA-X AI
  • Outro anúncio foi o do CUDA-X AI, que tornará mais rápido e fácil acelerar pesquisas científicas com GPUs. O CUDA-X AI é a única biblioteca end-to-end voltada para acelerar a análise de dados (data scientce). A biblioteca foi adotada pelos principais serviços de cloud incluindo Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Também foi adotado pelo PayPal, SAS e Walmart.
  • Outro destaque foi o anúncio do Omniverse. Trata-se de uma ferramenta de colaboração similar ao Google Docs para Designers 3D. Com ele, as pessoas podem trabalhar em colaboração de qualquer lugar do planeta.
  • Os gamers não ficaram de fora dos anúncios da Nvidia. O CEO também falou sobre a tecnologia GeForce Now que conecta o computador do usuário com computadores em nuvem da empresa equipados com placas capazes de oferecer uma performance única. O serviço ainda está em testes e deve ser lançado até o final deste ano.
  • Huang também anunciou uma novidade que vai deixar a comunidade “makers” feliz: uma placa de computação dedicada à Inteligência Artificial que custará $99, a Jetson Nano. O objetivo é permitir que estudantes e desenvolvedores criem e implementem recursos de IA (Inteligência Artificial).
  • Finalmente, Huang anunciou a parceria da Nvidia com a Toyota para o desenvolvimento de veículos autônomos. Por mais distante que pareça, em poucos anos devemos conviver com carros autônomos em larga escala (e andar neles).    

Foram mais de duas horas de palestra que destacaram avanços em Computação Gráfica, Robótica e Data Science, sempre em busca de mais velocidade, capacidade e inferência, no desenvolvimento de novas aplicações e na previsão do que está por vir.

Leia também:

Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança

Um lugar onde criamos o que os outros pensam que é ficção científica

Fomos ali dar uma voltinha no futuro