Desenvolver uma campanha de marketing e de comunicação corporativa que cative e fique na memória dos públicos é o sonho de qualquer empresa. Criar uma conexão emocional entre marca e consumidor só traz benefícios para ambas as partes. Atualmente, é possível contar com uma estratégia eficiente para isso: o stoytelling. E o que ele pode fazer pelas marcas?

Trata-se de um conceito que vem sendo aplicado em estratégias de campanha, que consiste em atrelar uma história, que pode ser real ou fictícia, nas peças, criando uma narrativa.

Sabe aquelas marcas que fazem comerciais sobre alguma história emocionante na época de fim de ano? Ou os produtos que mostram na embalagem o que está por trás daquela produção? É essa a ideia, ampliada para diferentes formados e intenções.

Por que aplicar o storytelling nas campanhas?

O objetivo de incutir uma narrativa na campanha de marketing, em vez de somente exibir os produtos e marcas e propagar os conceitos envolvidos, é “pegar pela emoção”. Mas essa tarefa não é fácil, e precisa ser feita com estratégia, estudo de mercado, conhecimento do que é oferecido, enfim, muita pesquisa e dedicação.

Quais as melhores formas de usar o storytelling?

Produção de conteúdo

A primeira ideia que vem à cabeça quando falamos de storytelling é essa: o desenvolvimento de conteúdos que vão transmitir as mensagens (por meio da narrativa) aos consumidores. Pode ser tanto em texto (blogs, editoriais, matérias, posts) quanto em vídeo ou áudio.

O importante é desenvolver a história de forma a refletir os valores e conceitos da marca, para fixá-los bem na memória do público. O resultado será uma relação mais afetiva e próxima, já que os clientes se sentirão mais familiares com a marca.

Vendas

A decisão de compra tem alguns elementos subjetivos, e a aplicação de storytelling nas vendas atua justamente nas vontades inconscientes do consumidor. Isso não significa necessariamente contar a história do produto (embora isso, com uma boa estratégia, possa ser efetivo), mas aplicar o uso daquele item em uma narrativa, mostrando as potencialidades e vantagens de um modo real e efetivo.

As equipes treinadas em contar histórias na hora de vender tendem a ganhar maior simpatia dos clientes. Por isso, eis uma estratégia a ser considerada.

Consultoria

Por fim, a técnica também se aplica às consultorias, sejam elas da natureza que forem. Se o objetivo aqui é nortear o cliente a adotar determinado comportamento, nada melhor do que apresentar exemplos, por meio de histórias, sobre como isso pode ser efetivo e quais suas consequências.

Há uma tendência natural de identificação com narrativas, e não apenas fatos e dados. Por isso que o storytelling também é efetivo na adoção de determinados comportamentos e assimilação de atitudes positivas.

Entender um pouco mais sobre o que é storytelling é um grande passo para criar campanhas com apelo, carisma e aceitação. Isso reforça a sua imagem de marca, gerando uma maior identificação do público com a sua empresa.

E se você tem uma boa história para contar e precisa de ajuda para produzir conteúdo relevante para a sua empresa, fale com a Prosa Press. Valorizamos o que é essencial e usamos a comunicação para traduzir ideias em favor da informação.

Sobre a Prosa Press:

Somos uma Produtora de Conteúdo que desenvolve projetos autorais principalmente relacionados à Inovação e sobre como a tecnologia impacta no comportamento das pessoas. Além dos projetos autorais, criamos, desenvolvemos e produzimos campanhas publicitárias, webseries e Projetos Corporativos. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo [email protected].

Leia também:

.Futuro|Rio: um olhar em 360°

O maior evento de tecnologia da Europa

Balanço final da Nvidia GTC 2019

Fomos ali dar uma voltinha no futuro

TAG

Prosa Press

VEJA TAMBÉM