A historia da oculoplastica no brasil

Série em vídeo celebra os 45 anos da Oculoplástica no Brasil

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular decidiu celebrar seus 45 anos com a produção de uma série de vídeos com a participação de alguns dos principais profissionais da área.

A Oculoplástica começou a se desenvolver logo após a 2ª Guerra Mundial. Os primeiros cirurgiões que foram treinados se concentraram no tratamento de traumas dos soldados. Nas décadas de 60 e 70 o Brasil já se destacava na cirurgia plástica com o sucesso internacional conquistado por Ivo Pitanguy. Na Oftalmologia, Hilton Rocha também era reconhecido como um pioneiro.

Em 1974, foi criado o Centro de Estudos de Plástica Oftalmológica que foi um marco no desenvolvimento dos oftalmologistas brasileiros. Em 1979, o Centro de Estudos se transformou na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, a SBCPO.

A Oculoplástica, subespecialidade da Oftalmologia, é bastante conhecida pelos procedimentos de Blefaroplastia que “transforma uma face e rejuvenesce”, segundo o especialista Dr.André Borba. Pacientes famosos como o então Senador Fernando Henrique Cardoso e o ex-Ministro Pedro Malan já realizaram o procedimento e ajudaram a torna-lo ainda mais popular.

O Presidente da SBCPO, Dr. Roberto Limongi comemora os avanços técnicos e regulatórios, o reconhecimento internacional, o aumento do número de associados e o sucesso dos Congressos da área ao longo dos últimos anos. “O Congresso de 2019 bateu todos os recordes de participação”, celebra o Dr. Limongi.

Em 2020 será publicada a 1ª Revista Científica da Sociedade e em 2021 a Oculoplástica voltará a ser o tema do Congresso Brasileiro de Oftalmologia. “Eu fico extremamente feliz de ter feito parte destas conquistas que servirão de inspiração para novos oftalmologistas e oculoplastas”, diz o Presidente Roberto Limongi.

A série está disponível no canal de YouTube da SBCPO. A série foi criada, desenvolvida e produzida pela Prosa Press, empresa especializada em Produção de Conteúdo. A jornalista Patricia Travassos assina o roteiro da série que teve a Direção de Francisco Quintanilha.

Leia também:

Inovações que vão revolucionar o futuro da medicina

Visão estratégica e resultados

Um olhar sobre a medicina humanizada

Marketing digital para profissionais de saúde