Como usar os tutoriais em vídeo como material de treinamento?

Realidade virtual: como usar essa tecnologia em seus treinamentos
30 de novembro de 2018
O que é pedagogia empresarial?
30 de novembro de 2018

Como usar os tutoriais em vídeo como material de treinamento?

O que são e para que servem? 

Será que você está realmente conseguindo otimizar tempo e recursos em seus treinamentos de pessoal? Pois é, assim tem sido a vida dura dos gerentes de RH. Mas não se preocupe, encontramos uma boa solução com os vídeos tutoriais!

No meio corporativo a busca por inovações deve ser constante. Nesse contexto, produzir os famosos materiais sobre “como fazer algo” pode ser a alternativa chave para sua estratégia de treinamento.

O fato é que cada vez mais pessoas buscam e consomem esse tipo de conteúdo. Por isso, mostramos a seguir as vantagens dos vídeos tutoriais e como utilizá-los para treinamento da sua equipe.

Quais as vantagens dos tutoriais em vídeo?

Pensar em treinamento de pessoal sem alto investimento pode ser uma tarefa bem difícil quando desconsideramos conteúdos online, ainda mais se descartarmos o uso de vídeos.

Vídeos alteram drasticamente o poder de absorção do usuário. A forte atratividade da ferramenta tem gerado um aumento significativo de engajamento e consumo na internet a ponto das super redes sociais adotarem tecnologias próprias para a sua produção.

Mesmo com limitação de plataforma e equipamentos é possível produzir um conteúdo mais atrativo que o escrito. A disponibilidade é uma característica essencial do vídeo, já que pode estar sempre ao alcance de colaboradores por meio de dispositivos móveis e estações de trabalho.

Como produzir vídeos tutoriais apropriados para treinamento de pessoal?

Conhecer os principais objetivos do treinamento é a base fundamental para a elaboração do conteúdo. Por exemplo: qual competência deve ser absorvida ao final do treinamento?

Após determinar os objetivos, você pode organizar o assunto em tópicos e detalhá-los com explicações e prints de tela, por exemplo. Grave as falas e descubra os tempos aproximados de cada tópico para perfazer um total. Organize o conteúdo em temas e estabeleça roteiros de exibição. Uma abordagem padronizada deve aumentar o tempo útil do vídeo e conquistar mais unidade na comunicação e execução de tarefas.

Criar conteúdos personalizados para produção de vídeos não deve ser uma tarefa complicada. Profissionais experientes e com habilidades pedagógicas podem auxiliar na criação desses conteúdos sem maiores problemas.

O sistema passo a passo é considerado ideal para a explicação de processos de uma forma geral. Atualmente existem inúmeras opções de editores de vídeo (de todos os preços e níveis de sofisticação) que podem ser usados em iniciativas deste tipo.

Se por um lado a produção do conteúdo é bem viável, por outro terceirizar a edição de vídeos pode tornar o produto final mais interessante e atrativo. Com uma edição profissional o seu projeto pode virar uma febre de acessos.

Como disponibilizar o conteúdo de forma adequada?

O YouTube é certamente o maior canal de vídeos do mundo. Porém, para treinamentos corporativos, pode não ser tão interessante já que há maior dificuldade em tornar o vídeo mais privado. Canais próprios como a intranet ou uma plataforma de gestão de treinamento (como um LMS) são mais adequados para a disponibilização do conteúdo.

Usar vídeos como forma de treinamento é uma excelente estratégia para tornar a capacitação mais eficaz. Considerar a tecnologia EAD neste contexto pode ser ainda mais interessante.

Os vídeo tutoriais ainda são um campo vasto a ser explorado, mas o seu potencial para as empresas é evidente. Já utilizados em diversas situações, os vídeos têm demostrado ser um formato muito apreciado pelos usuários e que possibilita uma melhor captação das informações. Assim, os vídeo tutoriais representam uma verdadeira ferramenta para o treinamento e integração de funcionários em uma empresa.

Que tal os vídeos tutoriais? Gostou mesmo da ideia? Fique a vontade para comentar com a gente sobre o assunto. Você acredita ser possível implantar em sua organização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.