Conteúdo em vídeo: grandes oportunidades se abrem com a alta demanda

Empresas inovam no atendimento ao cliente
7 de junho de 2018
Minha sala de aula do tamanho do planeta
3 de agosto de 2018

Conteúdo em vídeo: grandes oportunidades se abrem com a alta demanda

Cresce o interesse e o consumo de conteúdo em vídeo no ambiente online

Cresce o interesse e o consumo de conteúdo em vídeo no ambiente online

Se perguntássemos a algumas pessoas sobre a preferência por um livro ou por um filme sobre o mesmo assunto, teríamos um debate bem interessante. Quem seria o vencedor? O conteúdo em vídeo ou escrito?

A leitura nos força a imaginar situações, construir mentalmente os acontecimentos, raciocinar sobre a realidade. Já o vídeo nos traz isso tudo já pronto. Mesmo em um momento de cansaço do espectador, um vídeo terá melhor oportunidade de acesso e fechamento de venda do que uma chamada de texto.

Aqui, começamos a refletir sobre o boom da alta demanda de vídeos na internet. Esse crescimento exponencial pode ser explicado de várias formas, mas o que queremos neste artigo é abrir a sua mente em relação ao tema.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o panorama atual do crescimento do interesse e do consumo de conteúdo em vídeo no ambiente online.

 

Qual o cenário atual do consumo de conteúdo em vídeo?

A demanda por vídeos tem crescido significativamente nos últimos anos. As principais redes sociais estão cada vez mais atualizadas para isso e é notório o crescimento do uso de vídeos em redes como o YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, WhatsApp, etc.

Facebook, WhatsApp e o próprio YouTube vêm prevendo um crescimento a tal ponto de ultrapassar a audiência da TV aberta!

Um estudo feito pela Google em julho de 2017 aponta que os brasileiros dedicam 15,4 horas ao consumo de vídeos na web — um hábito que cresceu 90% em apenas três anos. Além disso, 63% dos conectados consideram o YouTube um substituto da TV.

Inclusive, a plataforma é acessada por 95% da população online no Brasil, conforme outro levantamento realizado pela Google no mesmo período. Esse número coloca o país como vice-campeão mundial de acessos.

No mundo, até 2020, 82% do tráfego online será em vídeos. É o que prevê a Cisco, empresa líder mundial em Tecnologia da Informação e Redes, por meio de relatório de setembro de 2017.

 

Quais as vantagens de oferecer conteúdo em vídeo?

Essas estatísticas não têm ocorrido por acaso. Oferecer essa tecnologia tem gerado diversas vantagens para os negócios. Vamos ver algumas:

 

Liberdade de acesso

Essa é uma das principais. Oferecer um conteúdo de fácil acesso aos seus clientes ou funcionários quebra barreiras e permite atingir os objetivos mais rapidamente.

 

Flexibilidade

O compartilhamento de conteúdos em vídeo é mais viral. Isso mobiliza o potencial de marketing por meio do alcance de outras redes de forma mais atrativa.

O alcance de um funcionário ou cliente por mobile é um bom exemplo de flexibilidade.

 

Mais interatividade

Vídeos online geram mais interatividade do que vídeos em TV. Isso chega ao ponto de o espectador não se importar em ceder dados em troca de anúncios e conteúdos mais personalizados. A partir disso, é possível até rastrear melhor o perfil do cliente.

 

Aumento de retorno

Essa vantagem tem relação direta com a anterior. Gerar vídeos para seguidores online pode ajudar na decisão de compra de 90% das pessoas. Aliás, 85% dos compradores sentem mais segurança ao consultar um vídeo sobre o produto.

 

 

Como aproveitar as oportunidades a favor dos negócios?

Segundo a Vídeo Brewery, empresa estrangeira de produção de vídeos, 80% das pessoas se lembram dos vídeos de publicidade aos quais assistiram nos 30 dias anteriores, e 46% delas acessaram para obter informações ou até mesmo comprar.

Esses dados reforçam que o uso de vídeos em sua estratégia empresarial ou de marketing aumenta a quantidade e a qualidade da conversão. A seguir, confira dicas para otimizar as oportunidades:

 

Diversifique os canais

Em vez de se prender somente ao YouTube, expanda sua estratégia a outros canais. Veja alguns exemplos:

 

Facebook e Twitter

Os vídeos disponibilizados no Facebook conseguem engajar mais a audiência. Já o Twitter atrai 80% das pessoas para a reprodução de vídeos e se aproxima de triplicar as respostas e os retweets.

 

E-mail

Usar a palavra “vídeo” no assunto do e-mail pode aumentar a taxa de acesso em até 13%. E inserir links de vídeo no corpo do e-mail pode aumentar a conversão em até 21%.

 

Blog/Site

Os vídeos são capazes de garantir a permanência dos visitantes por até dois minutos a mais e, assim, aumentar a taxa de conversão e o reconhecimento. Além disso, um post com vídeo atrai 60% dos visitantes para acesso direto, antes mesmo do início da leitura.

 

Produza lives

A popularidade das lives (transmissões ao vivo) tem ocorrido de forma natural em meio ao crescimento dos vídeos, e praticamente todas as redes sociais já aderiram ao recurso. Um em cada cinco vídeos do Facebook é live.

Um conteúdo bem desenvolvido nesse formato pode fortalecer o reconhecimento da marca da sua empresa.

 

Invista em educação corporativa

No atual cenário, é possível criar um novo alinhamento para sua Gestão de Colaboradores com resultados mais eficazes e custos reduzidos. Para isso, procure estruturar vídeos corporativos para serem disponibilizados online.

Separamos alguns dados que comprovam os benefícios dessa prática:

 

Como enriquecer os conteúdos em vídeo?

A seguir, conheça algumas práticas reconhecidas como as mais interessantes para tornar seus vídeos atrativos e aumentar a audiência de forma considerável.

 

Inspire e capacite a sua audiência

Use a educação para atrair atenção. Você pode compartilhar pequenas ideias de autoajuda e aproveitar para incentivar ações de compra do seu produto final. Essa estratégia também é válida para treinar sua equipe.

 

Aposte no bom humor

Adicione tom humorístico aos seus vídeos, porém na proporção ideal para prender seus seguidores. A descontração, se bem explorada, gera empatia e cativa o internauta.

Pequenas histórias e personagens carismáticos também geram mais empatia. O entretenimento é capaz de atrair a sua própria equipe e engajar mais os clientes nas publicações.

 

Estruture seus vídeos

Alinhe o formato de vídeo ao seu cliente. Você pode ser especialista em determinado assunto e influenciar seus seguidores. Que tal utilizar músicas, animações e ilustrações ou mesmo mesclar formatos diferentes? Pense nisso!

Organize seus vídeos corporativos em temas e categorias. Uma boa estruturação também aumenta o tempo de permanência e reduz as desistências nos treinamentos de equipe.

 

Use tecnologias auxiliares

Pesquise pelo Google Trends e descubra os principais assuntos e as principais dúvidas do seu nicho. A partir daí, comece a desenvolver vídeos voltados para essas respostas.

Chegamos ao fim do nosso artigo, que apresentou informações relevantes sobre o conteúdo em vídeo, oportunidades e alta demanda. Lembramos que as dicas representam apenas uma breve introdução do que pode ser realizado por meio desse formato.

 

Gostou? Então acesse agora os nossos vídeos e confira o que podemos inovar em seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.