Franquias digitais: novas oportunidades?

Clubes de Assinatura e o mundo digital
11 de março de 2018
Chef Ana Luiza Trajano do Instituto Brasil a Gosto
Manifesto de marca para inspirar
9 de maio de 2018

Franquias digitais: novas oportunidades?

Franquias digitais

Franquias digitais vem ganhado espaço no mundo digital

Para viver num mundo em transformação, os negócios estão exigindo de nós uma mudança de mindset, de jeito de pensar. E o primeiro passo é não só não resistir a mudanças como aprender a surfar nessa onda, no mínimo desenvolvendo uma maneira de se sentir confortável num mundo de muitas incertezas.

 

Dito isso, é importante que a gente esteja atento a novas oportunidades. Neste artigo vamos detalhar um pouco mais o modelo de  “Franquias Digitais“. Elas  têm atendido um universo de pessoas que perderam o emprego na crise ou mesmo de aposentados que querem complementar a renda. Não exige, nenhum expertise especial ou que você tenha um produto próprio para vender. E o investimento inicial é quase zero!

O que são as franquias digitais? São oportunidades de você representar marcas ou abrir “filiais / franquias” virtuais de lojas que já existem e estão bem estabelecidas no mercado. E o franqueado é comissionado pela venda realizada a partir do seu perfil ou loja própria.

 

Ex: A Natura usa esse modelo como uma evolução da venda direta, com o intuito de reforçar o papel das consultoras, que fazem a venda porta-a-porta e também via internet. A entrega e a cobrança ficam por conta da marca. O casamento entre o esforço de venda online e offline, geralmente resulta em melhor performance. E isso vem acontecendo na Natura desde o início do projeto que já conta com 200 mil franqueadas (ou consultoras digitais).

 

Então, para você ter a sua franquia virtual e poder fazer a sua vitrine e criar a sua estratégia de venda existe um custo de entrada são 59 reais e uma taxa mensal, que é baixinha, de cerca de 2 reais…

 

Se muita gente ainda resiste em comprar pela internet porque acha um ambiente frio demais, ter uma pessoa que intermedie essa venda é um super ganho.

 

O Magazine Luiza é outra referência de franquia digital embora eles não nomeiem o projeto assim e, por um motivo: o acesso à plataforma Magazine Você é gratuito. Eles chamam de Social Commerce, e em vez de franqueados, eles consideram ter divulgadores da loja. O projeto começou em 2011 exclusivo para redes sociais, porque a marca queria a sua influência junto aos seus amigos. E mais recentemente, foi criada uma plataforma em que cada lojista tem uma URL própria, um endereço próprio na rede. Sem pagar por isso.

Eles não divulgam o número de lojistas virtuais, mas no ano passado registraram um crescimento de 153% em vendas pela plataforma Magazine Você.

 

Que cuidados é preciso ter em relação a franquias digitais?

Primeiro ter certeza de que você está entrando para um negócio bem estabelecido. Há muitas franquias digitais novas que têm processos ainda muito inconsistentes que não se sustentam.

 

A franquia é virtual, mas não é mágica. Exige dedicação contínua, como se você tivesse uma franquia física. Com a vantagem de que você não precisa investir em estoque.

 

O ponto de atenção é que internet não tem território. Diferente do mundo físico, o franqueado não tem reserva de região. E portanto, o que tem acontecido em muitos casos é franqueado competindo com franqueado.

 

Resultado, muitas franquias digitais se desestimulam com os resultados e fecham com a mesma velocidade que abrem. Afinal, como não houve um grande investimento, a pessoa abandona o negócio.

 

Já dizia o poeta, “Que seja eterno enquanto dure”, certo? O modelo tem servido para resolver emergências pontuais de forma bem honesta. Para o consultor de franquias, Marcus Rizzo, o ponto sensível é a sustentação do modelo. Ele sempre diz que não se escolhe negócio pelo custo inicial e sim, por afinidade. E isso sempre tem que ser levado em consideração.

Assista ao comentário de Patricia Travassos no Conta Corrente, na Globonews:

Franquias digitais vem ganhando espaço no mundo digital

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.