Patricia_Travassos_Globonews_Em_Ponto_Profissao_do_Futuro_Inteligencia_Artificial

A profissão do presente

Por Patricia Travassos

Qual espaço sobra para os humanos com o avanço da Inteligência Artificial? Há desafios, mas existem também inúmeras oportunidades, inclusive de emprego! Conheça a “Ciência de Dados”, a profissão do presente.

Pois é, eu passei 4 dias mergulhada num dos maiores congressos de Inteligência artificial do mundo que aconteceu semana passada no Vale do Silício e saí de lá com uma lista de reflexões sobre os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial apresenta para a inteligência natural dos humanos.

Enquanto a gente ouve falar em carros autônomos, já tem pesquisador testando caminhões e navios de carga autônomos.

Enquanto a gente ouve falar em IA para aumentar a precisão de diagnósticos médicos, já tem pesquisador usando a tecnologia para prevenir doenças e também para determinar o melhor tratamento para cada indivíduo.

Mas antes de mais nada, uma rápida definição de inteligência artificial pra gente ficar alinhado aqui no assunto:

  • Inteligência Artificial é a automatização de processos ou ações que só é possível a partir do cruzamento de dados com a tecnologia.

Ou seja: pensa no Waze, por exemplo: se eu venho para a TV Globo toda quinta-feira, ele já sabe que nesse dia, quando eu ligo o aplicativo cedinho, provavelmente, eu quero que ele me navegue pra cá no menor tempo possível. E aí, ele usa tecnologia de geolocalização e cruza com as minhas informações e as de todos os usuários que estão percorrendo todos os caminhos possíveis para sugerir a melhor rota pra mim.

Dito isso, vamos aos mitos, desafios e oportunidades que a IA traz pra nós:

IA é só para jovens?

Errado! O que eu vi no evento que promovia a aceleração da IA foi muita cabeça branca mentorando projetos. Pq? Porque é necessária muita experiência e consistência para programar as máquinas que prometem resolver nossos problemas.

Ameaças da Inteligência Artificial

Por falar em problemas, vamos primeiro às ameaças ligadas à IA:

  • Ameaça #1: 57% dos trabalhos estão potencialmente ameaçados – os mais afetados são os profissionais menos qualificados e com os piores salários (que fazem trabalhos repetitivos) e isso pode gerar uma bola de neve que traz uma segunda ameaça importante:
  • Ameaça #2: Aumento da desigualdade não só social, mas intelectual principalmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento

Para o Presidente da Nvidia, Jensen Huang, países como a China e a índia encontraram na ciência de dados a grande ferramenta de transformação e essa pode ser também a saída para países da America Latina, como o Brasil. Para isso, é preciso que a tecnologia fique mais acessível e um investimento em educação. A grande maioria das pesquisas que eu vi lá no congresso na California era sempre apoiada por grandes universidades (Harvard, Standford, Berkeley, entre outras).

Oportunidades da Inteligência Artificial

E daí, que a gente começa a falar das oportunidades:

  • Oportunidade #1: Os cientistas de dados são a PROFISSÃO do PRESENTE – não digo do futuro porque nos Estados Unidos, grandes empresas de tecnologia hoje têm centenas de vagas abertas que elas não conseguem preencher. O cientista de dados transforma dados em informações úteis.  Por isso ele é tão fundamental em tempos de excesso de dados. Alguém precisa organizar as informações ou elas simplesmente não valem nada.
  • Oportunidade #2: A tecnologia pode muito. Mas ela pode ainda mais em combinação com o homem.

A criadora de uma startup de saúde trouxe algumas estatísticas interessantes:

  • Segundo ela, os diagnósticos feitos por humanos tem 75% de precisão.
  • Os diagnósticos feitos por IA tem 85% de precisão
  • E os diagnósticos realizados em conjunto atingem 91% de precisão.

Esse é o segredo: unir tecnologia e talentos de todas as idades para transformar!

Leia também:

Quando a Inteligência artificial parece brincadeira de criança

Entretenimento imersivo: uma experiência que estimula todos os sentidos

Um lugar onde criamos o que os outros pensam que é ficção científica

Fomos ali dar uma voltinha no futuro