Os desafios da comunicação corporativa nas empresas

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Os desafios da comunicação corporativa nas empresas

Como a comunicação pode te ajudar a atingir suas metas?

O trabalho de comunicação corporativa dentro de uma empresa é extremamente importante e um valioso instrumento de gestão. Isso se dá porque contar com canais de comunicação que são alimentados com conteúdos de qualidade reflete diretamente em pontos como a motivação da equipe, a potencialização da marca, o relacionamento entre setores e colegas, e, de forma geral, no aprimoramento da comunicação interna.

Assim, produzir textos, vídeos, eventos e quaisquer outros formatos que sejam voltados para o seu público interno com qualidade pode contribuir muito para construir e manter o bom clima da empresa. O conteúdo já transformou de forma positiva os negócios de incontáveis empresas ao redor do mundo, e pode impactar a sua também.

Por isso, neste post vamos destacar algumas dicas para fazer a sua comunicação corporativa dar um salto por meio da produção de conteúdo. Continue lendo para saber mais!

1. Compartilhe a estratégia

Quando se trata dos rumos da empresa, diretorias podem escolher serem mais reservadas. Mas como os colaboradores poderão executar uma estratégia sem conhecer, com propriedade, todos os pontos dela?

Então, opte pela transparência. Afinal de contas, se você conseguir utilizar bem os recursos de comunicação, a estratégia será amplamente divulgada e conhecida, e isso fará com que os funcionários se sintam mais empoderados, o que aumentará a sua motivação para alcançar os resultados desejados, sua produtividade e satisfação no trabalho.

Lembre que a falta de informação pode fazer com que os colaboradores especulem sobre os próximos passos da empresa, o que pode culminar em desmotivação e, consequentemente, menor produtividade. Então, use a comunicação para fortalecer a sua cultura, e não o contrário

2. Qualifique o texto pensando no receptor

Uma dica para aprimorar os textos de comunicação interna, que são o ponto de partida para qualquer ação, é considerar o funcionário como receptor e refletir sobre quais são seus interesses para então, a partir daí, formular os conceitos-chave que serão aplicados no texto. Parece difícil, mas não é.

O seu time de funcionários é composto por pessoas mais jovens, antenadas e conectadas nas redes sociais? Então construa uma linguagem moderna, com um tom informal, mas sem esquecer da seriedade e do conteúdo de qualidade.

Já se você trabalha em um ambiente mais sério, ajuste os textos para uma fala mais sofisticada, sem ser pedante ou tornar o conteúdo incompreensível.

O objetivo é fazer com que seu funcionário sinta que “o texto fala com ele”. Dessa forma, todas as mensagens, comunicados, vídeos e demais formatos que chegarem até o colaborador serão mais bem recebidos, e, quem sabe, até mesmo aguardados por ele. Por consequência, as chances de passar uma mensagem efetiva ― ou seja, que cumpra seu objetivo ― se tornam maiores.

É fácil confundir comunicação corporativa com textos extremamente formais e impessoais. Mas refletir a cultura da empresa não significa necessariamente ser duro e inflexível. Portanto, comece a mudança pela linguagem.

3. Melhore os fluxos de comunicação

A comunicação corporativa é para os funcionários. Isso significa que, no planejamento e estabelecimento de fluxos ― ou seja, os caminhos que os conteúdos deverão percorrer ― deve estar prevista e ser esperada a resposta, a interação, o compartilhamento e a aprovação da mensagem.

Para entender melhor, pense na sua comunicação corporativa comparando-a ao Facebook. A maior rede social do mundo tem espaço para o usuário reagir, de diversas formas, àquilo que é postado, não é mesmo? Os seus canais, portanto, também precisam obedecer a esse princípio.

Ao enviar uma newsletter, por exemplo, incentive o seu funcionário a comentar o que acha e a discutir o conteúdo com os colegas. Crie conexões entre as equipes de operação e os gestores, a partir da comunicação interna. Um boletim ou um vídeo institucional pode virar uma reflexão coletiva para melhoria de algum processo do dia a dia.

Propiciar que a interação ocorra dentro da própria ferramenta de comunicação interna facilita para todos e dá sentido aos esforços de manter os fluxos de conteúdo ativos dentro da empresa.

4. Crie canais de aprimoramento

Uma equipe funcional, produtiva e motivada é uma equipe que está em constante aprimoramento. Aprender novos conteúdos traz inspirações que podem ser aplicadas ao dia a dia do trabalho e por esse motivo investir em qualificação nunca é desperdício. Portanto, os canais de comunicação interna precisam incentivar e dar espaço para que isso ocorra.

Uma dica é investir em vídeos informativos ou de curiosidades sobre o mercado e os processos nos quais a empresa atua. Vídeos são um formato interessante porque prendem a atenção do funcionário, além de passarem informações e conteúdos de forma rápida e direta e criarem uma conexão direta entre os colaboradores e gestores.

Da mesma forma, oferecer cursos de curta duração, videoaulas e palestras também é válido. As ferramentas de comunicação interna serão o catalisador e o medidor de eficiência dessas iniciativas, através de feedbacks.

São diversas as possibilidades de comunicação corporativa que podem ser empregadas com sucesso em uma empresa. O importante é estudar e ter sensibilidade para oferecer aquilo que o seu público interno quer e precisa. A produção de conteúdo é o ideal para tornar a comunicação cada vez mais efetiva porque permite uma customização verdadeira do que será entregue, já que tudo será desenvolvido com foco no funcionário.

Com uma equipe bem informada, consciente da importância da empresa e de seus processos, motivada e a cada dia mais qualificada, os resultados sem dúvida aparecerão nos gráficos de desempenho e nos índices de bem-estar.

E sabe o que é melhor? O bom conteúdo não serve apenas para projetos de comunicação corporativa. Ele é crucial também para o processo de vendas. Quer saber mais? Então leia o post especial que publicamos sobre o assunto no blog!

 

 

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