Por que incluir o EAD no treinamento dos seus colaboradores?

Minha sala de aula do tamanho do planeta
3 de agosto de 2018
Patricia Travassos estreia coluna no “Globonews Em Ponto”
8 de agosto de 2018

Por que incluir o EAD no treinamento dos seus colaboradores?

Ensino à Distância

Confira alguns bons motivos para investir em EAD

 

 

Resultados insuficientes, pessoal precisando de treinamento, dificuldades na comunicação interna, resistência de superiores e orçamento apertado? Nesse contexto, uma proposta bem pensada de EAD para colaboradores pode ser a solução.

Buscar maneiras de otimizar tempo e custos é fundamental para que você não leve todos os problemas profissionais para casa e possa conquistar mais qualidade de vida. Pensando nisso, traçamos um caminho de resultados imediatos e que pode ser encaixado no orçamento a partir de agora.

Você está a poucos passos de convocar uma reunião com seu superior e convencê-lo da necessidade de capacitação do seu pessoal com investimento viável e tempo otimizado. Mais do que isso, terá a oportunidade de protagonizar uma revolução na educação corporativa da empresa por meio do EAD.

Continue a leitura e conheça as principais vantagens do EAD para colaboradores!

 

Excelente custo-benefício

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) concluiu que os treinamentos EAD podem ser até 66% mais baratos do que os presenciais.

É importante levar isso em consideração, pois um problema muito comum no mundo corporativo atual é a dificuldade de orçamento. Por um lado, é preciso investir para solucionar problemas que elevam despesas; por outro, não há recursos disponíveis.

Esse impasse deve ser considerado quando você abordar seu superior. Mostre a ele o racional do custo-benefício por trás do investimento! Afinal, o EAD possibilita o corte de custos com:

  • transportes, deslocamentos e hospedagens;
  • aquisição de infraestrutura (locação de salas, energia, água etc.);
  • coffee break.

Além disso, aqui, vale a máxima de Benjamin Franklin de que tempo é dinheiro. Nesse sentido, por meio do ensino a distância, é possível otimizar o tempo porque o treinamento pode ser oferecido diretamente na estação de trabalho de maneira que se ajuste ao horário corporativo. Essa flexibilidade também otimiza o tempo dos colaboradores e do próprio treinador.

 

Otimização da gestão

Que tal tornar sua gestão de pessoas mais estratégica e assertiva? Em alguns casos, é difícil mensurar o momento exato da melhor produção. Não interrompa esse momento permitindo ao colaborador encontrar o tempo ideal para realização do treinamento. Assim, é possível manter o foco em todas as tarefas.

Transfira sua inteligência para uma plataforma de gestão estratégica e diminua a tensão e a preocupação com o gerenciamento dos resultados. Tenha um controle milimétrico dos índices de desempenho!

 

Otimização de resultados

O EAD para colaboradores proporciona uma maior comodidade para o comprometimento da equipe e uma taxa de evasão controlada com mais eficiência.

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 49% das corporações que trabalham com o EAD percebem um aumento no interesse dos funcionários e, consequentemente, das matrículas. Além disso, as desistências ficam apenas em torno de 3%, enquanto o retorno de investimento é de 34%.

Diante desses dados, é fácil refletir e reconhecer que esse retorno aumenta gradativamente diante do alto crescimento da tecnologia nas corporações.

Argumente com seu superior sobre a importância de tomar atitudes proativas, e não reativas, em relação a isso. Retardar a aplicação dessa iniciativa retrai ainda mais o orçamento a longo prazo. É fundamental ampliar as possibilidades por meio da oferecimento de treinamentos que tornem os colaboradores mais produtivos e melhor alinhados aos objetivos da organização.

 

Possibilidade de avaliação dos resultados

Uma verificação nos requisitos de equipamentos e a garantia de uma conexão de qualidade e confiável são alguns dos pontos que merecem atenção especial. É fundamental ter uma estratégia bem articulada e desenvolvida. Mais do que nunca, uma análise do conhecimento corporativo atual e uma mensuração do que se pode alcançar por meio dos treinamentos fará toda a diferença.

Nesse sentido, conscientize sua equipe da possibilidade de uma nova forma de trabalho e procure alinhar os comportamentos para esse novo conceito. Além disso, não deixe de desenvolver métodos de avaliação. A gamificação, por exemplo, pode incentivar e motivar os colaboradores e ainda reduzir desistências. As principais formas de gamificação são pontuações, emblemas, premiações e medalhas.

 

Eliminação das barreiras geográficas

Nesse sentido, duas das maiores forças do EAD são a diminuição de risco e o aumento de alcance. Ao alocar uma sala distante da corporação, por exemplo, você assume os riscos do transporte com eventuais trânsitos ou imprevistos.

Sem contar que o EAD pode garantir unidade na comunicação do treinamento. Para empresas com diversas unidades e colaboradores espalhados em diferentes territórios, isso é valioso.

Com o ensino à distância não existe o “telefone sem fio”. Todos, em qualquer geografia, podem ter acesso ao mesmo conteúdo, sem perder a precisão das mensagens estratégicas para a empresa.

 

Aprendizado 360

Com planejamento e a escolha de plataformas inteligentes, é possível aprender não só com o “professor”, como também observar as respostas a exercícios elaboradas pelos outros colaboradores em treinamento.

O EAD permite uma troca de experiências sobre a aplicação prática das teorias muito maior do que salas de aula convencionais costumam promover. Atualmente, com hierarquias mais horizontalizadas, todos temos a aprender com todos. Essa troca é fundamental para ampliar nossas referências e enriquecer o nível das nossas reflexões.

 

Otimização de recursos

Uma série de benefícios pode ser extraída dessa iniciativa. As salas que seriam alocadas para treinamentos podem ser utilizadas somente quando realmente necessário, em reuniões ou momentos de integração de equipe.

O próprio recurso humano é otimizado. O treinando EAD faz autocontrole do seu aprendizado, desenvolve sua disciplina e melhora a confiança com os novos resultados e, assim, qualifica o colaborador a saber controlar melhor o tempo e sua inteligência emocional, comunicar-se melhor e ser mais ágil nas soluções.

 

Oportunidades de contar com auxílio profissional

Diante do crescimento cada vez maior do EAD no mundo corporativo, há empresas especializadas justamente no constante desenvolvimento de práticas que auxiliam as organizações a produzir vídeo aulas e vídeos de treinamento para os colaboradores.

Sendo assim, ao contar com o trabalho de uma empresa que entende do assunto, você terá mais eficiência em práticas como:

  • delimitação dos treinamentos — o que é realmente deve ser explorado e quais equipes precisam dessa atualização;
  • organização dos materiais — quantificação das informações e a melhor forma de apresentá-las por meio de vídeos, apostilas e avaliações;
  • desenvolvimento de uma plataforma confiável, coerente e organizada — é imprescindível que a estruturação de todo o treinamento seja bem desenvolvida;
  • maneiras de evitar a desmotivação ou até mesmo desistência de funcionários — um dos maiores motivos para isso são as incoerências na estrutura dos treinamentos.

Viu só? O EAD para colaboradores tem tudo para revolucionar os treinamentos na sua empresa e, com isso, trazer resultados incríveis para a produtividade, motivação e otimização das equipes e da companhia como um todo em diversos sentidos.

Está esperando o quê? Entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como podemos solucionar os seus problemas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.