Treinamentos em compliance: confira os benefícios para uma empresa

Pílulas do conhecimento: conheça e aplique o método do microlearning
11 de outubro de 2018
Efeitos da hiperconexão
19 de outubro de 2018

Você saberia dimensionar todos os benefícios que um treinamento em compliance poderia trazer para sua organização?

 

Você saberia dimensionar todos os benefícios que um treinamento em compliance poderia trazer para sua organização? A efetividade do treinamento em compliance pode trazer múltiplos benefícios para sua organização.

Tem interesse no assunto? Aproveite para entender agora o conceito e confira os principais benefícios que esse treinamento pode oferecer.

 

Entenda que é compliance

A origem do termo vem do inglês “to comply”, o que significa trabalhar em harmonia e obediência as regras e leis pertinentes ao nicho empresarial.

O conceito alinha-se ao entendimento de qualidade total, em que a procura por qualidade não se restringe somente à melhoria de serviços e produtos, mas na integridade da organização como um todo.

Um programa de treinamento como esse capacita o quadro de colaboradores a atuar embasado em regras e leis nacionais e internacionais, que envolvem, principalmente, os fatores a seguir:

  • código de ética e conduta da empresa
  • leis e regras ambientais
  • leis e regras tributárias e fiscais
  • leis e regras trabalhistas
  • normas e procedimentos internos

Ações fundamentadas nessas leis e regras tendem a ser mais seguras e efetivas, pois garantem a eficiência e a reputação da organização. Cada uma delas pode exigir uma capacitação específica.

Compliance não é uma solução de auxílio, é uma solução essencial nos dias de hoje! Um problema com a justiça pode afetar negativamente a reputação da empresa, de seus dirigentes, dos colaboradores e ainda trazer enormes impactos econômicos.

 

 

Conheça os benefícios do treinamento em compliance

 

Atitude ética é um bom negócio

Empresas éticas desenvolvem relações de confiança, são mais estáveis, produtivas e lucrativas para clientes e fornecedores.

 

Melhor padrão de governança

Estabelecer um programa de capacitação em compliance impacta positivamente na organização como um todo. Do chão de fábrica até a alta diretoria, todos devem ter discurso e ação alinhados às legislações, normas de conduta e procedimentos relacionados.

Isso melhora a imagem da organização. Faz o cliente externo entender a corporação como uma instituição compromissada com a ética e conduta e com legislação.

 

Evite situações adversas

As empresas que investem num bom Programa de Compliance ampliam as chances de evitar problemas de natureza jurídica, ética ou disciplinar.

 

Aumento da reputação e respeitabilidade da organização

Ter um programa como esse pode aumentar a reputação da organização. Diversas organizações acabam enfrentando sérios problemas decorrentes pelo descumprimento de alguma destas regras.

Esse tema pode parecer irrelevante em certos negócios, mas a verdade uma empresa que adota boas práticas de governança pode facilitar o estabelecimento de parcerias e novos contratos.

A respeitabilidade da organização também pode acarretar em benefícios econômicos, como facilitação de empréstimos e atração de novos investimentos.

Compartilhe em suas redes sociais e converse com seus amigos sobre a importância e necessidade do treinamento em compliance!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.