Oculos-realidade-virtual-usando-5g

Como o 5G vai mudar a sua vida?

O 5G (a quinta geração de conectividade móvel) vai revolucionar a qualidade e a velocidade de conexão à Internet. Os testes já realizados apontam para um aumento expressivo em relação à rede em 4G.

A evolução da tecnologia

Cronologicamente, a velocidade 2G teve o objetivo de digitalizar a voz, a rede 3G de permitir o acesso móvel e a conexão 4G de suportar um grande fluxo de dados por streaming de música e vídeo, por exemplo. A tecnologia 5G, então, chega para suportar tudo isso com downloads de até 20 GB/s, conectando pessoas, robôs, aparelhos inteligentes e outros.

Bom, tudo isso é muito bonito no papel, mas para funcionar precisa de infraestrutura física. E aqui no Brasil ainda há o agravante das dimensões continentais do país. Mudanças desse tipo exigem novas e mais altas frequências, além de mais bases de transmissão de dados. Por esses e outros motivos, há de se esperar alguns anos ainda para a inovação chegar aqui.

Como estão funcionando as concessões?

A Coreia do Sul promete ser a primeira grande nação a oferecer a cobertura 5G. A previsão é que, até o fim de 2019, mais de três milhões de sul-coreanos estejam utilizando a inovação e impulsionem um retorno econômico de até $565 bilhões de dólares até 2034.

Em outros países asiáticos e nos Estados Unidos, a tecnologia também se encontra em pleno desenvolvimento. As operadoras AT&T e Verizon já iniciaram testes de implementação nos EUA, e na China a previsão de lançamento é 2020 — antes mesmo dos jogos olímpicos e paraolímpicos de verão em agosto, pelas organizações Unicom e Telecom.

Além desses países, ainda há outros lugares próximos da implantação, como Índia, Canadá, Austrália, África do Sul, Emirados Árabes, Qatar e Arábia Saudita, que vão nortear como será prestado o serviço no mundo.

Quais são as principais vantagens da internet 5G?

É inegável que o benefício de velocidade e potência é enorme. Por outro lado, espera-se que esse tipo de tecnologia consolide a viabilidade da inteligência em IoT.

Espera-se também que ela agregue muito ao mercado de tecnologia e comunicações, permitindo a criação de aparelhos muito mais sofisticados e potentes. Além disso, a cobertura proporcionará:

  • serviços de saúde a distância;
  • videoconferências realistas;
  • buscas virtuais instantâneas; entre outras.

Curiosidades e benefícios do 5G

Com o 5G…

  • será possível baixar 1 hora de música em menos de 1 segundo
  • a realidade aumentada poderá fazer parte do nosso dia a dia
  • a resposta dos jogos online dos videogames será muito mais rápida
  • permitirá que os veículos autônomos conversem entre si, leiam mapas e dados de trânsito em tempo real
  • permitirá o uso massivo da Internet das Coisas (IoT)
  • será possível termos cidades inteligentes

E aí, ficou curioso para saber como a internet 5G vai funcionar? Então, imagine só uma conexão potente como essa em casas conectadas e inteligentes

Selecionamos um vídeo que pode ajudar a entender melhor como tudo isso vai mudar as nossas vidas. Assista!

Sobre a Prosa Press

Você quer saber como a inovação e as novas tecnologias estão influenciando o comportamento das pessoas e a forma como vivemos? Então você está no lugar certo!

Estamos em permanente contato com Empresas Tradicionais, Startups, Empreendedores, Pesquisadores, Aceleradoras, Incubadoras, Assessorias de Comunicação, etc. Além disso, participamos dos principais Festivais de Inovação e Tecnologia para conhecer as principais novidades e entender como tudo isso vem mudando a vida das pessoas.   

Você acha que podemos contar a sua história ou quer saber mais? Entre em contato conosco: [email protected] 

Leia também

Soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana

As inovações o futuro da mobilidade

A explosão dos serviços de delivery

A profissão do presente

Fomos ali dar uma voltinha no futuro

Vídeo é tendência!