Masterclass QDD

O que é uma Master Class?

Master Class é uma expressão normalmente usada para classificar uma aula dada por um especialista detentor de notório saber em determinada área do conhecimento.

Se você gosta de tênis, já deve ter sonhado em “bater uma bolinha” com ídolos como Gustavo Kuerten, Rafael Nadal, Serena Williams, entre muitos outros grandes nomes do esporte.

E se você soubesse que a Serena Williams gravou um curso online contando sua história e compartilhando dicas técnicas e truques secretos. Seria imperdível, não é mesmo? Pois este seria um ótimo exemplo de Master Class que atualmente temos disponível no mercado de cursos online.

O conceito e sua evolução

O conceito de Master Class originou-se nas artes — principalmente na música —, no século XIX. No início, a ideia era aprender com grandes nomes. Porém, nas últimas décadas, a expressão também ganhou força na educação executiva.

O termo não se refere mais apenas às aulas com especialistas em música, mas com qualquer profissional ou organização respeitada e valorizada por determinado produto, serviço ou tema. O curso pode ser ministrado online em vários dias ou até em um dia só. Nele, um especialista de grande reconhecimento nacional ou internacional ensinará os principais conceitos de sua área aos alunos. Seria ou não seria o máximo aprender a cozinhar com o Gordon Ramsay ou a dirigir um filme com o Martin Scorsese?

No meio corporativo, cursos desse tipo podem representar uma excelente oportunidade de obter conhecimentos importantes que podem ser aplicados ao mundo do negócios.

Referências em Master Class?

No mundo corporativo, podemos nos deparar frequentemente com problemas que podem ser corrigidos com estratégia, organização, disciplina, inovação, etc. Muitas vezes, exemplos que vem de outras áreas podem servir de insight para executivos encontrarem o caminho para solucionar grandes problemas.

No Brasil, a Plataforma MeuSucesso.com publica conteúdo produzido com grandes empreendedores e especialistas (incluindo nomes como Flávio Augusto (Wise up), Cris Arcangeli (Phytoervas), Caito Maia (Chili Beans), Rogério Salume (Wine), Ozires Silva (Embraer) entre outros grandes nomes. O conteúdo tem ótima curadoria de temas, entrevistados, produção e acabamento.

Atualmente, também já é possível encontrar conteúdo de ótima qualidade com especialistas em finanças pessoais, gastronomia, saúde e muitos outros assuntos.

Na área de saúde, alguns médicos também tem produzido conteúdo no formato de Master Class, em especial na área de estética e bem estar. Podemos citar como exemplo o curso lançado pelo Dr.Barakat, fundador do Instituto Barakat de Medicina Integrativa. O curso aborda temas relacionados a Obesidade e Insônia no formato de Master Class.

Quer criar o seu curso online?

Se você gostou do conceito de Master Class e acha que pode aplicá-lo no seu negócio, fale conosco: [email protected] ou mande um WhatsApp. e teremos prazem em te ajudar desde o planejamento até a produção e distribuição do seu conteúdo.null

Conheça a Prosa Press

A Prosa Press é uma Produtora de Vídeos que oferece soluções inovadoras e criativas em formato audiovisual para empresas.  Conheça alguns de nossos serviços:

Leia também:

Lifelong learning e os benefícios da educação contínua

Ensino à distância viabiliza aprendizado constante

EAD nas empresas: como implementar, gerenciar e inovar?

Fomos ali dar uma voltinha no futuro