Longlife learning qdd

Lifelong learning e os benefícios da educação contínua

O aperfeiçoamento constante nos diversos âmbitos da vida está por trás do conceito de lifelong learning, expressão da língua inglesa que significa “aprendizado por toda a vida”, em tradução livre. Agregar e aprofundar conhecimentos só traz vantagens para a sua vida, e é esse o assunto do post de hoje.

A ideia de que a educação se encerra ao finalizar os estudos formais é retrógrada, pois o aperfeiçoamento constante amplia as nossas capacidades, além de aprofundar os nossos conhecimentos. Por isso, não hesite em investir no lifelong learning para garantir uma vida de aprendizados e conhecimentos.

O que é lifelong learning?

Esse conceito, parte do princípio de que a aprendizagem é constante e os estudos vão muito além da sala de aula. O objetivo é superar a ideia de que, com o fim dos estudos no ciclo básico e na universidade, a formação de uma pessoa está concluída.

O mercado é multifacetado, e acumular conhecimento e experiência em áreas diversas só traz benefícios. Mas é claro que você não vai sair fazendo todos os cursos universitários para aumentar suas qualificações.

O segredo está em estimular uma rotina de lifelong learning. Mas como fazer isso?

Quais são os pilares do lifelong learning?

Encontrar as oportunidades e brechas  para aprender é algo que você precisa cultivar no dia a dia. É preciso, antes de tudo, aprender a saber, ou seja, treinar a sua percepção a identificar as chances de adquirir novos conhecimentos. Vale desde cursos rápidos, vídeos de conteúdo e aprendizado, novas leituras e até conversas com aquelas pessoas que agregam conhecimento.

Colocar os conhecimentos em prática também é fundamental para que você possa “testar” tudo o que aprendeu.

Ilustração publicada na revista “The Economist”, em janeiro de 2017


Que benefícios o lifelong learning traz para a sua vida?

Conquistar novos conhecimentos transforma você em uma pessoa e um profissional melhor. Com uma compreensão mais ampla de todos os fenômenos que atingem a sua área de trabalho, por exemplo, você toma melhores decisões, tem ideias mais interessantes. e de forma geral, compreende melhor sua função e suas capacidades.

Profissionais com um amplo espectro de conhecimentos e conteúdos costumam se tornar paradigmas entre os colegas, alguém a quem recorrer em caso de necessidade. Reconhecimento este que vem acompanhado de melhores oportunidades e inclusive de maiores salários.

Já no âmbito pessoal, o aperfeiçoamento constante traz clareza de ideias, maturidade e possibilidade de ampliar seus horizontes.

Por tudo isso, você deve dar uma oportunidade ao lifelong learning, e incluir essa prática no seu cotidiano imediatamente. Enxergar o mundo como uma fonte inesgotável de novos conhecimentos só trará benefícios para a sua vida!

E nós podemos ajudar você com isso. Que tal incluir lifelong learning na sua rotina? Quer saber mais e melhor? Então acesse o nosso site!

Assista ao comentário de Patricia Travassos sobre a “Importância do aprendizado constante”, no Globonews Em Ponto.

Leia também:

O que é uma MasterClass? 

Ensino à distância: ótimos motivos para adotá-lo

O futuro com a Internet das Coisas

Cidades inteligentes: tudo o que você sempre quis saber

Como o 5G vai mudar a sua vida

Fomos ali dar uma voltinha no futuro

Vídeo é tendência!